Pesquisar no Blog

Carregando...

sábado, 19 de maio de 2012

Porquinho da Índia que não quer comer, o que fazer? (1º Parte))



Se seu Porquinho da Índia parou de comer  e não tiver sofrido nenhum procedimento cirúrgico atenção!, ele está doente, e se não tratado imediatamente morrerá em alguns dias!.

Se ele parou de comer hoje, ontem ou ainda não parou de comer mas está comendo menos saiba que ele já tem alguma coisa há algum tempo, apenas não demonstrou os sintomas à você, o problema é que na natureza os Porquinhos da Índia vivem em grupos e são presas, nesta condição não devem demonstrar sinal de fraqueza aos seus predadores que escolherão os indivíduos mais debilitados para atacar. O grupo por sua vez, ao perceber um integrante sem resistência pode expulsá-lo em nome da proteção da colônia  que não deseja atrair predadores para o resto do bando. Por conta disso o Porquinho da Índia finge estar bem até não aguentar... é por isso que quando param de comer a situação já está séria e você deve tratá-lo imediatamente.

Mas o que você pode fazer?

1- Levar a um veterinário para descobrir o problema:

A primeira coisa é levá-lo a um veterinário de preferência especializado em Silvestres ou Exóticos, o veterinário avaliará seu porquinho e fará exames para descobrir e tratar o problema.  Sem o tratamento de nada adiantará os passos seguintes.

Na consulta ,já sabendo que seu porquinho se recusa a comer, peça para o veterinário indicar um polivitamínico que estimule o apetite ( para ajudar a dar fome, assim ele terá um empurrão para comer só) e também um probiótico ( já que você terá que dar a alimentação manual, o probiótico ajudará a manter o sistema digestivo funcionando corretamente).


2- Alimentar manualmente com ajuda de uma seringa:

Juntamente com o tratamento prescrito você deverá alimentá-lo à mão, com ajuda de uma seringa até que ele se recupere e passe a se alimentar sozinho em quantidade adequada ( como antigamente).
A alimentação manual é extremamente importante para que o tratamento tenha tempo de fazer efeito antes que ele morra por inanição. A grande maioria dos Porquinhos não chegam a morrer pela doença mas por falta de alimento e desidratação.

Veja as dicas de como alimentá-lo corretamente mas lembre-se que tudo deve ser feito junto ao tratamento prescrito pelo veterinário, alimentar sem um tratamento só vai dar alguns dias de vida ao seu porquinho pois ele vai piorar e morrer de qualquer jeito dessa vez pela doença.

Assista o vídeo e veja como proceder com a alimentação manual:

( Vídeo da Panqueca ensinando a alimentar o Porquinho com uma seringa)

Dica: Você pode substituir a abóbora por outro alimento que seu porquinho goste e possa comer, aqui as vezes substituo por cenoura cozida , em outras dou somente a ração amassada e amolecida na água. 

Prazo de validade dos alimentos indicados no vídeo:
Ração seca triturada: o mesmo prazo de validade da embalagem se guardado adequadamente.
Ração molhada ou úmida: 2 horas no máximo, deve ser preparada e servida na hora sob o perigo de fermentar e causar problemas intestinais.
Legumes cozidos, vegetais amassados:: 12 horas se conservado na geladeira. Quando exposto até 4 horas.

Frequência e Quantidade:

A frequência e quantidade a ser fornecida depende de vários fatores como peso e idade em que se encontra   o porquinho ,animais muito magros devem comer mais vezes ao dia, filhotinhos em menor quantidade.

Costumo indicar o seguinte:

Idade
Frequência
Quantidade
Adulto
( 2 meses em diante)
Mínimo - 3x ao dia
10 a 15 ml
Boa – 4x ao dia
10 a 15 ml
Ideal – a cada 4horas
10 ml
Adulto muito
magro
Mínimo- 4x ao dia
10 a 15 ml
Ideal – a cada 4 horas
 10 a 15 ml

Filhotes até 2 meses
Mínimo 3x ao dia
 5 a 12 ml
Boa- 4x ao dia
5 a 12 ml
Ideal – a cada 4 horas
5 a 10 ml
Recém Nascidos
( até 1 semana)
 O processo de alimentação de recém nascidos é mais complexo e será abordado em outra postagem.

Nota: A frequência e medidas designadas aqui são meramente sugestivas, você deve usar o bom senso na hora de alimentar o seu Porquinho para saber se é insuficiente ou demasiado.

 Animais que se alimentam parcialmente sozinhos tendem a querer comer menos na seringa, isso é ótimo! vá reduzindo a quantidade até que ele se alimente completamente só.

A prescrição veterinária diferenciada substitui completamente essa tabela.




Outros Alimentos que podem ser oferecidos a um Porquinho da Índia Doente:

Primeiramente saiba que a melhor alimentação para seu Porquinho da Índia doente é servir a própria ração, todavia para facilitar a vida dos DONOS, outros alimentos também podem ser oferecidos em substituto a 1 das refeições com a ração.  Caso deseje fazer uso dessa variedade, eleja apenas mais um para ser servido além da ração ( cenoura e abóbora misturada a ração não contabilizam bem como os alimentos que seu animal estiver comendo sozinho).


 Papinhas de frutas, legumes e cereais para bebês:


Vantagem: a maior seria a praticidade, você pode servir quando o porquinho precisar comer várias vezes e não tiver muito tempo ou estrutura para preparar ou dar o alimento adequadamente. Como não entope a seringa pode ser retirada diretamente do pote ( com a seringa grande). São fáceis de engolir e isso poupa tempo de alimentação.  Os meus gostam muito do sabor  banana com cereais.

Requisitos: Dever ser somente de frutas, legumes e cereais ou tais sabores combinados entre sí. JAMAIS servir papinhas que contenham feijão, batata, macarrão e qualquer produto de origem animal ( carne, ovos, frango, leite).

Modo de usar: servir poucas vezes na semana ou uma vez ao dia em substituição a uma das refeições com ração na mesma quantidade sugerida para a ração na tabela acima.

Desvantagem: Ela não conterá todos os nutrientes que seu porquinho necessita e também não estimulará a mastigação, fator importante para manter os dentes gastos enquanto seu porquinho não quer comer e se recupera. Por ser um alimento diferente do acostumado a ingerir, é ideal que o porquinho receba inicialmente poucas quantidades da papinha e esteja fazendo uso de algum probiótico.

Dica: Você pode misturar ração seca em pó na papinha para torná-la mais eficaz, todavia a mastigação ainda não será estimulada.

Exceção para refeições exclusivas: As vezes o porquinho da índia está tão debilitado que não mal consegue engolir, NESSES casos a papinha pode ser dada como alimentação exclusiva pois pior do que se alimentar mal, é não comer nada.

Prazo de validade: até 3 dias se conservada na geladeira depois de aberta. Retirar somente a quantidade a ser servida, se o pote depois de aberto e congelado ficar em temperatura ambiente por mais de 30 minutos não deve ser acondicionado na geladeira novamente. Se notar mal cheiro, coloração diferente ou papinha aguada, jogue fora e sirva outra mesmo que ainda dentro to prazo de validade.




3- Paparicar seu Porquinho e suborná-lo para que coma sozinho:

Melhor do que alimentar seu porquinho da Índia é tentar fazê-lo comer sozinho, veja aqui algumas dicas que devem ser colocadas em prática juntamente com a alimentação manual.

a) Deixar o feno ou capim à vontade- normalmente a última coisa que eles deixam de comer completamente é o feno ou capim, para incentivar que continue comendo espalhe pelo chão, assim ele terá um raminho sempre à vista e não terá "preguiça" de ir atrás.

b) Ofereça-lhe seus alimentos prediletos  - não todos de uma vez, eleja um ou dois por dia para que ele não abuse. Acrescente também algum alimento novo ou que ele não gostava( na doença muitas vezes o paladar muda), uma ideia é oferecer um predileto mais uma novidade ou 2 prediletos com 1 novidade. Você pode servir o mesmo alimento em vários turnos do dia, se ele não comeu pela manhã,  jogue fora e tente um novo e fresco pedaço à noite, alimentos expostos o dia todo ressecam e perdem o sabor, o alimento deve estar sempre atraente.

c) Cortar as verduras fininhas, deixar a parte mole exposta ou se for o caso ralar - Quando os Porquinhos da Índia estão doentes eles ficam muito preguiçosos e chatinhos com relação à comida, se você der algo que lhe dará muito trabalho para comer ele não comerá. Por isso facilite a vida dele, com o tempo ele voltará ao normal. Ademais cortar os alimentos fininhos ou ralar ajudará principalmente se o problema for dentário.


d) Continue oferecendo a ração de costume e também uma nova opção de ração -ambas  em pouquíssima  quantidade ( poucos caroços) assim você saberá se ele comeu ou não. As vezes o porquinhos abusam da ração na doença e aceitam melhor uma nova. As rações não devem ser misturadas mas servidas separadas ( pode ser no mesmo prato, um lado uma um lado outra), assim você saberá exatamente o que ele está comendo.

d) Acrescente Aveia em Flocos na alimentação (grossos ou integrais- compra-se em supermercado e loja e produtos naturais).- Os porquinhos são naturalmente viciados em aveia, todavia como ela é muito calórica  só deve ser oferecida em situações especiais pelo período necessário ( animais doentes, abaixo do peso e fêmeas lactantes). A proporção a ser oferecida é de 1/3 da porção de ração. Não misture a ração com a  aveia para que você saiba exatamente o que ele está comendo, também não se surpreenda se ele passar a comer só a aveia, neste momento o importante é comer.

Modelo de como organizar a ração de seu Porquinho da Índia doente:



f) Deixe água à disposição em um pratinho- você pode manter os bebedouros, mas tenha em conjunto um pratinho com água fresca e limpa. Ás vezes quando o problema é dentário eles param de beber nos bebedouros por causa da dor. 

Devo dar água ao meu Porquinho da Índia que não quer comer?

Se o seu Porquinho da Índia está tomando água sozinho, comendo verduras ou folhas verdes sozinho ou se você estiver fornecendo na seringa ração amolecida com água, você NÃO  precisará dar água , ele já estará se hidratando só ou pela própria alimentação.

Se ainda assim você achar necessário, pergunte ao veterinário se ele está muito desidratado, se a resposta for afirmativa pergunte a possibilidade de ele dar logo um soro. Se ele disser apenas para você dar água em casa, pergunte se há necessidade de algum eletrolítico ou se a água normal basta e peça orientação de como proceder.

Dar água a um Porquinho da Índia exige muita cautela pois se ele inalar a água pode acabar desenvolvendo uma pneumonia.


Espero que tenham gostado do artigo!!












16 comentários:

  1. Gostaria de agradecer as informações deste blog, que tanto vem ajudando as pessoas que amam e adotam Porquinhos da Índia

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Quando ganhei o meu porquinho ele não comia a 2 dias. Assim que coloquei feno ele começou a comer ração normal. Corria brincava. Depois começou a fazer uns barulhos altos, deixou de dormir na casinha, ficava parado olhando pro nada. Morreu em 2 semanas após eu ganhar ele. Não sei se ele veio doente ou foi depois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. awans >< quanta fofura en tenho um e é muito fofo só que é foda demais para cagar na agua o nome dela é quiqui por causa do nome ,mas é isso bjs e gostaria que postassem mais coisa

      Excluir
  4. não tenho dinheiro para levar meu porquinho no veterinário.
    :(
    mas ela já ta a 2 anos comigo acho que viveu bastante.

    ResponderExcluir
  5. Olá.

    Minha porquinha da índia a Mel, não quer comer bebe poquca água, tá tristinha na gaiola e não posso levar ao veterinário alguém tem alguma dica pra eu não deixar minha mel morrer?

    ResponderExcluir
  6. Oi..
    Tenho uma porquinha da índia que se chama Tina, ela tem 1 ano e dois meses, de uns dias pra cá ela não come mais, e nem bebe água, nem fazendo xixi ela tá, o olho esquerdo dela está remelando, e ela só fica parada e amoadinha em um canto, toda jururu, a gente chama ela e ela nem olha, tento fazer ela comer, cenoura, alface, couve, ração, mas ela não come. Ela perdeu peso está bem magra (em relação ao que era), a gente pega ela, ela até mole. Moro em uma cidade pequena e aqui não tem veterinário especializados em animais silvestres ou exóticos, não sei mais o que fazer estou desesperada. O que pode ser?? O que eu faço?? Por favor me ajudem.
    Se alguém puder me responder com urgência por e-mail, ficarei muito grata.
    larissarpaixao@hotmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Eu também estou com o mesmo problema Larissa, moro em uma cidade pequena onde não tem vet especializado. O meu porquinho teve sintomas de infecção urinaria e eu tive que administrar remédios com base no que pesquisei, agora ele não está mais com sangue na urina porem ainda chora para fazer xixi, eu parei de dar o remédio pois acho q ja estava fazendo mal ao estomago dele. Agora ele não está comendo direito e está meio triste, não sei o q fazer. Alguém me ajuda por favor.
    Kellycibrian@hotmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
  8. uma das minhas porquinha morreu e a outra porquinha ta muito triste e não está mais comendo. Tentei dar papinha na seringa e ela ta cuspindo tudo que eu dou. O que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente comprar um companheiro ou uma compannheira

      Excluir
  9. eu comprei meu porquinho hoje , e ele não quer nem comer e nem beber agua , eu to muito preocupada.Isso é normal no primeiro dia ?

    13/03/2013

    ResponderExcluir
  10. o meu e macho e foi de graça :) ele não bebe água e normal ?

    ResponderExcluir
  11. Ola sou Igor moraes ..
    Tenho a kika a muito só que ela esta doente muito doente to desesperado akie nao sei oque fazer ela ta soltando secressão verde tipo remela nao come e nem brinca ´so ta parada to chorando akie porr favo me ajude

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...