Pesquisar no Blog

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

14 Maneiras de Prevenir Vermes em Seu Porquinho da Índia


Apesar de não ser comum ou tão difundido, Porquinhos da índia podem adquirir vermes que causam muito mal a sua saúde. Aprenda agora 14 maneiras de prevenir vermes em seu Porquinho da Índia:

1- Não compre ração a granel, compre rações de marcas conhecidas em seu saco original e lacrado.

2- Mesmo depois de aberto, mantenha o saco de ração devidamente fechado e longe de umidade e predadores (ratos, formigas, baratas etc.).

3- Lave e desinfete adequadamente as frutas e verduras quando trouxer para sua casa, conserve na geladeira quando necessário e lave bem antes de servir.

4- Prefira oferecer água mineral.

5- Não forneça capim recolhido de ruas e lugares desconhecidos. Ao recolher o capim ( de um lugar de confiança) repita o mesmo procedimento de higiene recomendado no item 3.

6- Limpe e desinfete o alojamento de seu porquinho bem como seus acessórios com frequência. Para interromper o ciclo de moscas faz-se necessário limpeza mínima de 2x na semana. Ideal, todos os dias.

7- Não deixe alimentos não ingeridos expostos . Frutas e verduras devem ser retirados em no máximo 2 horas , feno e ração, trocados diariamente ainda que não tenham acabado.

8- O alojamento de seu porquinho deve ser seguro contra ratos e aves. Aves domésticas que tenham liberdade para ciscar no quintal não devem ter contato com o porquinho.

9- Não solte seu porquinho para pastar em praças e gramados da rua. Ele não deve ter contato com o chão de logradouros públicos.

10- Seu porquinho não deve ter contato com outros animais que não pertençam a sua casa. Mesmo que de um amigo.

11- Ao adquirir um novo porquinho deixe-o em quarentena, banhe e vermifugue antes de misturar aos seus.

12- Introduza no cardápio de seu porquinho alimentos que são naturalmente vermífungos, ex: coco .

13- Desparasite seu animal interna e externamente pelo menos 2x ao ano para donos. Meu caviário por conter muitos animais faz isso a cada 3 meses. Todos os animais devem ser vermifugados juntos para que um não contamine o outro, aproveite e desparasite também seu gato, cachorro, passarinho...

14- Por último , e só por precaução, lave as mãos antes de manipular seu porquinho!!. Caso eles vivam em recintos diferentes ( caviários) lave as mãos sempre após manipular um porquinho e for manipular outro de novo cercado.

Mas do que dicas preventiva de vermes, dicas de saúde!!  pequenos hábitos que previnem  inúmeras doenças.



5 comentários:

  1. Muito útil!
    Sempre é bom ter mais dicar pra cuidar dos gordinhos.
    Mas o que vc classifica como vermifungar os porquinhos é dar Ivermectina?
    beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Danyelle, há varias formas de vermifugar, essa é uma delas, eu não gosto de citar nome de medicamentos , principalmente os que se calculados de forma errônea possam ser prejudiciais. A grande maioria das pessoas procura uma fórmula de fazer sozinhas antes de decidir levá-los ao veterinário.

    ResponderExcluir
  3. oi queria uma resposta meu porquinho morreu.... nao seu do que mas acho que vc pode responder :ele fazia uma semana que nao comia e foi emagrecendo emagrecendo e nao tava com um cheiro adoravel,anoite vi que ele nao tava bem começei a chorar e falei que ele ia morrer, amanhecendo o domingo chamei a minha mae pq tava cheio de mosquito e nao tava com os olhos brilhando,domingo mesmo depois que eu o enterreifui darbanho na minha porquinha e ela tava com umas coisas no pelo e parecia lendia ASS:jessica obrigado se vc me ajudou

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde!euquero saber se esses bichinhos pode dar alergia a quem tem asma ou bronquite? E se todos os porquinhos da india crescem?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...