Pesquisar no Blog

Carregando...

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Tipos de forragem para cercados, gaiolas e viveiros de Porquinhos da Índia.

Um dos ítens que mais irá colaborar com a higiene e frequência de manutenção é o tipo de forragem que você usa no cercado do seu Porquinho da Índia.

Conheça agora alguns modelos e decida qual mais combina com você!


Primeiramente, antes de usar qualquer forração, saiba que a urina dos porquinhos  é um tanto corrosiva e solta cristais de cálcio que deixa a área esbranquiçada . 
Para remover os cristais, basta usar vinagre de álcool que eles dissolverão, logo após limpe o local com esponja e sabão.
Se você  não quer danificar o piso de sua casa ou do local onde os porquinhos se encontram, atente-se em colocar sempre por baixo da forração, uma lona ou plástico para proteção ( muitos utilizam plásticos transparentes ou os usados como toalha de mesa).


 (foto: montagem de cercado da Mauli Cuí)


 Soft
(Também conhecido por: Fleece e lã sintética para bebês.)

 O soft é aquele tecido que se usa muito em roupas de frio para crianças. É uma lãzinha sintética muito quentinha que tem uma característica legal: não segura líquido. Isso é interessante pra forração, usa-se assim:
- Colocar no fundo do cercado uma camada com 2 toalhas velhas ou dessas mais baratas. Essas toalhas é que vão absorver a urina;
- Por cima, colocar o tecido soft, que vai deixar o cercado um aconchego. O xixi que os porquinhos fazem passa pelo soft, drena e é absorvido pelas toalhas, deixando a sensação de seco.


(Cercado de Soft da Nina)

A seguir, dicas da Panqueca:


 Manutenção:
-Varrer os cocozinhos, que ficam no soft, sequinhos. A cada 5 dias em média, varrer o tecido e botar tudo pra lavar. Aí é bom ter ao menos 2 jogos de forração (1 peça de tecido soft e 2 toalhas grandes).
Para o Soft funcionar:
O Soft deve ser 100% de poliéster, os de algodão vão empapar pois não drena  direito. Ao chegar lavar 2x o soft com sabão e água sanitária, nunca usar amaciante.
Soft de cor escura camufla melhor a sujeira e deixa um ar de novo. Soft com estampas deixa o cercado mais bonitinho.

-Usar um banheirinho para os porquinhos e uma bandeja embaixo do comedouro ajudará a manter o soft limpo.

(Cercado de Soft da Panqueca e Pantufinha, observe o banheirinho de feno e a bandeja embaixo dos comedouros.)
Vantagem:
-Sai barato, é reutilizável e dura bastante tempo.
-Deixa o cercado arrumadinho
-Os porquinhos adoram brincar e pisar no macio.

Desvantagem:
-O soft  não será prático para quem tem muitos porquinhos em um mesmo espaço.
-Os pelos grudam no tecido, sendo necessário varrê-los.
-Em locais que façam muito calor, pode deixar o ambiente um pouco mais quente já que o porquinho não terá contato com a friagem do azulejo.

Dica!: Escolha tecidos mais escuros pois escondem melhor a sujeira, e deixa seu cercado com aparência mais arrumada.

Substitutos da toalha que ficará por baixo do soft:

Muitas camadas de jornal:
Pró: É barato, descartável e fácil de achar
Contra: O jornal não é muito absorvente, provavelmente você terá que trocar com maior freqüência.

Tapete absorvente:
-Pró:  ótima absorção,  é descartável e por ser branco fica fácil observar mudanças na urina.
-Contra:  Não é muito barato , o porquinho não deve ter contato direto com o  tapete pois caso o mastigue, o gel contido no mesmo pode ocasionar grandes danos a saúde,inclusive a morte.

(Cercado de Soft da Kika , mostrando  o tapete higiênico que fica por baixo do Soft.)


Tecido

( Cercado de Tecido dos Porquinhos da Índia Teodore e Dalila).

A maior diferença do tecido para o Soft é a questão da drenagem da urina, enquanto o soft drena para a forragem abaixo dele, deixando a superfície seca, o Tecido absorve tanto para a 2º forragem quanto para ele mesmo, ficando molhado e demorando mais para secar. Em compensação, dependendo do tecido de escolha, pode ser uma opção mais fria para os dias de calor.


Vantagem:
-Sai barato, é reutilizável e dura bastante tempo.
-Deixa o cercado arrumadinho
-Os porquinhos adoram brincar e pisar no macio.

Desvantagem:
-O Tecido não será prático para quem tem muitos porquinhos em um mesmo espaço.
-É necessário ter um segundo forro absorvente por baixo do tecido.
- Absorve a urina, deixando o ambiente molhado.

Dica: Prefira cores de tonalidades mais escuras para ocultar manchas de urina e sujeiras.



Jornal

(Cercado com forragem de jornal doPunk e Dudu)


Vantagens: O jornal é um ítem barato, e fácil de conseguir. Por ser descartável não precisará de grandes manutenções, basta jogar o jornal sujo fora e limpar o piso e bandeja se necessário.
Pode ser uma boa se usado juntamente com outro tipo de forragem ( soft por cima, ou placas Pipi Place- é a opção que uso).
A frequência de trocas está diretamente relacionada com o tamanho do cercado e quantidades de animais existente no recinto. Quanto maior o cercado e menor número de porquinhos, menor o número de trocas.

Desvantagem: ele não é muito absorvente, por isso suja mais rápido, a frequência de troca deve ser diária a menos que o cercado seja bastante espaçoso e com reduzido número de animais.

Atenção: É normal o seu Porquinho da Índia beliscar e roer pedaços do jornal. Para coibir essa prática ofereça feno ao seu porquinho. Todavia se o seu porquinho come grandes quantidades de jornais, o ideal é substituir essa forração por outras pois ingerir papel em demasia pode causar obstrução intestinal.

Placas para banheiro de cachorro -Pipi Place


Eu particularmente gosto de falar dessas placas pois é o método que utilizo. Elas possuem furinhos arredondados onde escoa toda a urina e fezes, deixando o ambiente sempre limpinho .A anatomia dos furinhos não machuca as patinhas, não as prende e a espessura é suficiente para as fezes passarem sem que enganchem. 

Aqui as uso para forrar as grades do viveiro, por baixo em uma bandeja coletora, uso jornal que é trocado diariamente.

( Uma de minhas porquinhas, no seu recinto,usando como piso as plaquinhas de banheiro de cachorro, observe como os furinhos possuem toda a extremidade e relevo arredondado e tem uma espessura bem menor que as patinhas.)

Vantagens:
-O cercado fica sempre limpo, as fezes e urina escoam fácil. Os animais não mantém contato com a sujeira.
-O plástico grosso e rígido é fácil de lavar, basta uma vez por mês
-Também tem durabilidade quase eterna, os meus já uso há 5 anos e estão ótimos.
-Os porquinhos não roem/ destrói.
-São vendidos em placas desmontáveis, você pode adquirir quantas placas necessitar e montar conforme a anatomia do seu cercado.
- Eu indico principalmente para animais de pêlos longos, caviários e para forrar cercados de grade.

Desvantagem:
- Custa caro, uma estrutura vem com 6 plaquinhas não sai por menos de R$ 50,00. Se pensar que dura uma eternidade pode valer a pena. 
- Compra-se em Pet Shop , mas não é tão fácil achar uma marca com relevo e furinhos redondos. Você pode procurar um fornecedor na sua região através do site da empresa: C&A4Patas.
-É necessário uma segunda forragem que ficará por baixo das plaquinhas, essa forragem deve ser trocadas conforme a necessidade ( nº de animais, tipo de forragem usada).

O que você não deve usar de jeito nenhum:


São desconfortáveis, podem causar fraturas além da terrível pododermatite ( lesões nas patinhas por conta de uma bactéria que causam feridas abertas e podem levar a morte.
Se você tem um piso de grade, por cima, forre com outro material.


Portanto, caso você tenha uma gaiola com grades, ou retire as grades ou utilize algum tipo de forração por cima delas.

Areia Sanitária para Gatos


O grande perigo de se usar areia sanitária para gatos é que essa areia ao entrar em contato com a umidade forma uma bola, um tipo de pedra para melhor remoção da sujeira, se o Porquinho da Índia vier a ingerir tal areia ( acredite ele o fará  um dia seja porque é curioso , seja porque caiu algum alimento ) o mesmo processo acontecerá em seu estômago e lhe causará uma séria obstrução intestinal, muito sofrimento e dor podendo levar ao óbito em poucos dias. 

Portanto, só use areia sanitária para gatos se o porquinho não tiver contato direto com a mesma, como em uma bandeja coletora por exemplo.


44 comentários:

  1. onde eu encontro esses tecidos para forrar a gaiola das minhas porquinhas???e onde se arrumam esses cercados???brigada pela ajuda des de já ´8)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tecido se encontra em loja que vende tecidos e as telas de aramado vc encontra em loja de Expositores para lojas ( onde vendem cabides, manequins etc).

      Excluir
    2. o cercadinho vende numa loja chamada expoferro em Guarulhos entre no site www.expoferro.com e procuro no mercado livre tambem tem "

      Excluir
  2. Onde encontro esse cercadinho de ferro??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cercadinho de ferro é feito com telas de aramado que você encontra em lojas de expositores para lojas ( onde vendem manequins, cabides etc), lá peça pelas telas e os conectores.

      Excluir
    2. entre no site www.expoferro.com se encontra tambem no mercado livre procure la expoferro cercadinho "voce vai acha

      Excluir
  3. Ola não encontor em lugar nenhum este soft, gotaria de saber se posso substituir por outro pano e qual tipo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca usei tecidos pois como tenho muitos animais para mim não funciona, mas tente pelos outros nomes Fleece, lã sintética....

      Outro tecido com o mesmo efeito desconheço.

      Excluir
  4. COMO FAÇO PARA COMPRAR A PLACA PARA BANHEIRO A AZUL

    MEU EMAIL
    contasapagar@valebrazil.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entra no site da C&A4patas e manda uma mensagem procurando um revendedor na sua região, com ele você se informa das cores disponíveis ou pode encomendar.

      Excluir
  5. Oi gente, eu também comprei o Pipi Place para meus 2 Porquinhos. Comprei 6 placas e mandei fazer um viveiro com madeira, alumínio e rodinhas...a placa furadinha (Pipi Place) é excelente! Eles não se machucam e o cercadinho fica sempre limpinho!O tamanho da placa é 40 x 50. A que comprei é verde, mas tem rosa, azul, preta e lilás...Peguei a dica aqui no blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da dica e das placas Carolina, se puder colocar o endereço e cidade onde você comprou ajudaria novos donos.

      Excluir
  6. Ñ encontro em lugar nenhumm esse tecido ,por favor se alguèem souber o nome de uma loja aqui em Fortaleza q venda soft por favor me ajudem,falta apenas o tecida para o cercadinho ficar pronto,meus porquinhos chegam na sexta feira.obg

    ResponderExcluir
  7. Na foto da gaiola quadrada qual é as dimensoes ? Gostei muito da sua postagem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei dizer, mas é uma gaiola anunciada no site da Pet Center Marginal, acho que no site deles deve constar a descrição.

      Excluir
  8. Olá...

    Pergunta: tenho um casal de chinchila, elas vivem em uma gaiola com Serragem no fundo ( nada de grades no chão, isso também as prejudica )

    A Serragem não é indicada para forrar o fundo de uma gaiola ou cercado??

    Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A serragem pode ser usada sim, com exceção de algumas madeiras que causam alergia. Na época da postagem não falei da serragem pois estava sem fotos, mas já consegui uma, assim que puder completo a matéria.

      Excluir
  9. Olá,eu gostaria de saber quais são as dimensões do cercadinho de baixo da quele quadrado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu não sei qual foto vc se refere, mas se ajudar, cada tela de aramado tem 40 x 40 , é só vc contar as telas e fazer as contas.

      Excluir
  10. Olá, adorei as sugestoes, realmente o sistema do soft com as toalhas foi o q eu havia preferido, mas acabei mudando pq alem dele soltar muito pelo (já que trocava as toalhas uma vez na semana e ele é uma raça de pelos longos) e mesmo fazendo uma pre-lavagem na mao antes de por p bater na maquina, ainda assim acumulava pelo na maquina :/ e de um tempo p cá ele descobriu mil jeitos de se enfiar embaixo do tecido >.< o q difficultava remover os cocozinhos diarios já q ele passou a fazer em cima e em baixo, fazendo a maior zona hahahaha agora, eu adotei o sistema q fazia com meu hamster, forro com jornal e jogo aquela serragem por cima p ajudar a drenar o xixi. Passei a fazer isso ontem, mas estou meio receosa p quando ganhei o Yosh li q eles possuem um sistema respiratorio mt fragil e q a serragem solta um pozinho e q poderia fazer mal. Porem vi algumas fotos q possuiam a serragem em parte do cercadinho. Realmente faz mal? Ouvi falar de uns granulos de madeira q são melhores, o que acha? é confiavel?

    ResponderExcluir
  11. Oiiii
    Achei a dica do Pipi Place ótima. Porém só achei na Cobasi (cento e quarenta reais).Então substitui ele por PLACAS PRETAS DE FUNDO DE AQUÁRIO (um real e quarenta centavos,cada) compramos 21 placas;montamos e amarramos com arame para ficar firme e facil na hora de limpar.
    O cercadinho da Zip e Mini mede 40x80;e a montagem ficou assim:
    Coloquei uma toalha de plastico no chão e cobri com granulado higiênico de pínus que é ótimo. Em cima dos granulados coloquei as PLACAS DE FUNDO DE AQUÁRIO ajeitando para não ficar um lado alto e outro baixo,e cobri as placas com o soft que ajuda muito a drenar o xixi ou água. Em cima das placas coloquei o cercadinho. -> Ficou muito bom. Na hora de limpar recolho as caquinhas rsrsrsrs e só troco o soft a cada 5 ou 7 dias . E a cada 10 dias peneiro o granulado,pois quando ele molha vira farelo que elimina o mau cheiro,aproveito os inteiro colocando de volta e acrescento mais se necessário.
    Muitas pessoas estão com dificuldades de achar o Soft eu encontrei nessas duas lojas :
    Cobasi-O Shopping do seu Animal.
    Pet Center Marginal / São Paulo.

    Parabéns a todos da Cidade do Porquinhos AMEI TODAS as dicas e matérias !!!!

    ResponderExcluir
  12. nossa legal mas i se eu por grama sintetica fica bom ou nao pode

    ResponderExcluir
  13. Eu uso a forração de placas pra banheiro de cachorro, como as indicadas acima...
    Ouvi falar que podem causar pododermatite... É verdade?
    Grata.

    ResponderExcluir
  14. Eu uso a forração de soft, feno em uma bandeija plastica. voce encontra as grades: POA, NO CENTRO DE POA NA RUA VOLUNTARIOS DA PATRIA. E O SOFT EM QUALQUER LOJA DE TECIDO NA SUA CIDADE.,.,.,.,.,. OK!!

    ResponderExcluir
  15. Gente, como a outra pessoa já disse, o soft é facilmente encontrado em qualquer loja de tecidos e é vendido por metro. É bobagem procurar em pet shop. se tiver, deve ser bem mais caro. O meu porquinho adora! Além do cercado, forro também a casinha dele.

    ResponderExcluir
  16. As placas vem com a bandeja por baixo para apara o xixi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não . Elas são vendidas uma à uma por um real e cinqüenta ( preço k paguei aqui na Cobasi de Osasco ) é k o Pipi Place achei muito caro e não ia ser suficiente para o cercado delas .

      Excluir
  17. oi sou jessica tenho 11 anos moro em rio preto queria saber aonde compro o cercado para porquinho da india tenho 2 precisso muito desse cercado urjente se alguem morar em rio preto me avise se alguem souber deixe um recado obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. voce pode compra pela net so entrar no site www.expoferro.com ou no mercado livre tambem tem "

      Excluir
  18. oi todo comentario que eu decho vcs nao respondem pq

    ResponderExcluir
  19. pq ninguem e obrigado a responder comentario idiota!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deveria ter mais cuidado com as resposta que dá para uma criança de 11 anos. IGNORANTE

      Excluir
  20. Eu estou em dúvida a minha gaiola é de grade e um pouco pequena então boto jornal os vasinhos de comida e água e uma caixa forradinha mais ontem eu forrei com papel higienico e hoje vou limpar a gaiola e vou tirar a grade debaixo como falou por causa dos pézinhos deles mas estou ainda sem a serragem posso colocar terra ? e posso forrar com uma camisa velha ? ou com algodão ?

    ResponderExcluir
  21. o certo e colocar areia, deixe a grade,e depois forre a grade com algo o mais macio que encontrar, (nesse caso o algodão)e forre com algodão!

    ResponderExcluir
  22. Boa noite,tenho um porquinho da india.Gostaria de saber se posso colocar ele em um aquario,com 50 cm de comprimento,25 cm de largura e 35 cm de altura,inclusive meu aquario tem aquela tela em baixo com buraquinhos bem pequenos,e por que é bem maior do que a gaiola que queriam vender para minha filha e a vendedora do pet disse para colocar aquela serragem no fundo de onde ele for ficar,por que meu filho ganhou ele hoje ,so que a pessoa que deu ficou na duvida sobre a gaiola, a gaiola e tipo esse cercado que vc postou ,nao tenho um lugar grande para colocar,quais brinquedos posso por para ele,pois vi algumas pessoas dizendo que bolinhas e tubos nao sao bons ,pois machucam eles. obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erika, Nunca aloje seu porquinho-da-índia em uma espécie de aquário, como os usadas para hamsters, ou caixas pois eles necessitam de ventilação. Se você optar por utilizar gaiola, é desejável que seja uma gaiola como as de coelhos, que são mais amplas. Neste site você pode ver o modelo que é melhor para você: http://familiaporquinhodaindia.weebly.com/alojamento.html

      Aqui você encontra VÁRIOS modelos de brinquedos: http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=600

      Espero ter ajudado! :)

      Excluir
  23. Oi onde encontra o cercadinho de madeira

    ResponderExcluir
  24. Pessoal o ideal é você não usar areia, conforme vimos no post acima. Pois os porquinhos podem ter alergia ou comer a areia e até morrer, algodão também não é indicado eles são curiosos e vão querer comer, assim como o papel higiênico, prefira jornal.
    Coloque uma toalha velha, que vai ser melhor para eles ok?

    ResponderExcluir
  25. Uma pergunta...da pra ensinar o porquinho a usar o banheiro sempre no mesmo local? Ou deve apenas fazer um cantinho pra ele com algum material específico para ele usar como banheiro? Tipo feno ou algo assim...

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde, ontem comprei duas porquinhas, a Mel e a Maggie, elas estao em uma gaiola de coelho, retirei a grade inferior, como foi me indicado na loja em que as adquiri (Cobasi), e forrei a bandeja com maravalha. Posso colocar a grade novamente, forra-la com soft, e deixar a maravalha com areia higienica para gato na bandeja ? Penso que seria bom, pois ja que o soft drena os urina, elas sempre estariam em um ambiente seco, e a areia e a maravalha absorveriam o liquido.
    Agradeço desde ja,
    Att. Bruna Monique.

    ResponderExcluir
  27. Outra duvida que tenho, e quanto a pastagem, daqui a 15 dias, vou viajar para MG, e ficarei 10 dias por la, levarei minhas porquinhas, gostaria de saber se posso montar um cercadinho na grama, e deixa-las pastar durante o dia (li que porquinhos da india sao animais de pastagem).
    Obs: Tenho certeza de que a grama a que me refiro nao tem qualquer substancia toxica.
    Att. Bruna Monique.

    ResponderExcluir
  28. Ola, onde encontram esses cercados? Nao consigo encontrar, so em gaiolas ja feitas :(

    ResponderExcluir
  29. Sitios fisicos, tipos de lojas que vendam e nao de compra online, pois os portes ficam muito caros. Obrigada!

    ResponderExcluir
  30. qual e o nome dessas gradinhas de ferro ae ?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...