Um dos ítens que mais irá colaborar com a higiene e frequência de manutenção é o tipo de forragem que você usa no cercado do seu Porquinho da Índia.
Primeiramente, antes de usar qualquer forração, saiba que a urina dos porquinhos é um tanto corrosiva e solta cristais de cálcio que deixa a área esbranquiçada .
Para remover os cristais, basta usar vinagre de álcool que eles dissolverão, logo após limpe o local com esponja e sabão.
Se você não quer danificar o piso de sua casa ou do local onde os porquinhos se encontram, atente-se em colocar sempre por baixo da forração, uma lona ou plástico para proteção ( muitos utilizam plásticos transparentes ou os usados como toalha de mesa).
-Varrer os cocozinhos, que ficam no soft, sequinhos. A cada 5 dias em média, varrer o tecido e botar tudo pra lavar. Aí é bom ter ao menos 2 jogos de forração (1 peça de tecido soft e 2 toalhas grandes).
O Soft deve ser 100% de poliéster, os de algodão vão empapar pois não drena direito. Ao chegar lavar 2x o soft com sabão e água sanitária, nunca usar amaciante.
Soft de cor escura camufla melhor a sujeira e deixa um ar de novo. Soft com estampas deixa o cercado mais bonitinho.
-Usar um banheirinho para os porquinhos e uma bandeja embaixo do comedouro ajudará a manter o soft limpo.
(Cercado de Soft da Panqueca e Pantufinha, observe o banheirinho de feno e a bandeja embaixo dos comedouros.) Vantagem:
-Sai barato, é reutilizável e dura bastante tempo.
-Deixa o cercado arrumadinho
-Os porquinhos adoram brincar e pisar no macio.
Desvantagem:
-O soft não será prático para quem tem muitos porquinhos em um mesmo espaço.
-Os pelos grudam no tecido, sendo necessário varrê-los.
-Em locais que façam muito calor, pode deixar o ambiente um pouco mais quente já que o porquinho não terá contato com a friagem do azulejo.
Dica!: Escolha tecidos mais escuros pois escondem melhor a sujeira, e deixa seu cercado com aparência mais arrumada.
Substitutos da toalha que ficará por baixo do soft:
Muitas camadas de jornal:
Pró: É barato, descartável e fácil de achar
Contra: O jornal não é muito absorvente, provavelmente você terá que trocar com maior freqüência.
Tapete absorvente:
-Pró: ótima absorção, é descartável e por ser branco fica fácil observar mudanças na urina.
-Contra: Não é muito barato , o porquinho não deve ter contato direto com o tapete pois caso o mastigue, o gel contido no mesmo pode ocasionar grandes danos a saúde,inclusive a morte.
(Cercado de Soft da Kika , mostrando o tapete higiênico que fica por baixo do Soft.)
Tecido
( Cercado de Tecido dos Porquinhos da Índia Teodore e Dalila).
A maior diferença do tecido para o Soft é a questão da drenagem da urina, enquanto o soft drena para a forragem abaixo dele, deixando a superfície seca, o Tecido absorve tanto para a 2º forragem quanto para ele mesmo, ficando molhado e demorando mais para secar. Em compensação, dependendo do tecido de escolha, pode ser uma opção mais fria para os dias de calor.
-Sai barato, é reutilizável e dura bastante tempo.
-Deixa o cercado arrumadinho
-Os porquinhos adoram brincar e pisar no macio.
-O Tecido não será prático para quem tem muitos porquinhos em um mesmo espaço.
-É necessário ter um segundo forro absorvente por baixo do tecido.
- Absorve a urina, deixando o ambiente molhado.
Dica: Prefira cores de tonalidades mais escuras para ocultar manchas de urina e sujeiras.
Jornal
(Cercado com forragem de jornal doPunk e Dudu)
Vantagens: O jornal é um ítem barato, e fácil de conseguir. Por ser descartável não precisará de grandes manutenções, basta jogar o jornal sujo fora e limpar o piso e bandeja se necessário.
Pode ser uma boa se usado juntamente com outro tipo de forragem ( soft por cima, ou placas Pipi Place- é a opção que uso).
A frequência de trocas está diretamente relacionada com o tamanho do cercado e quantidades de animais existente no recinto. Quanto maior o cercado e menor número de porquinhos, menor o número de trocas.
Desvantagem: ele não é muito absorvente, por isso suja mais rápido, a frequência de troca deve ser diária a menos que o cercado seja bastante espaçoso e com reduzido número de animais.
Atenção: É normal o seu Porquinho da Índia beliscar e roer pedaços do jornal. Para coibir essa prática ofereça feno ao seu porquinho. Todavia se o seu porquinho come grandes quantidades de jornais, o ideal é substituir essa forração por outras pois ingerir papel em demasia pode causar obstrução intestinal.
Placas para banheiro de cachorro -Pipi Place
Eu particularmente gosto de falar dessas placas pois é o método que utilizo. Elas possuem furinhos arredondados onde escoa toda a urina e fezes, deixando o ambiente sempre limpinho .A anatomia dos furinhos não machuca as patinhas, não as prende e a espessura é suficiente para as fezes passarem sem que enganchem.
Aqui as uso para forrar as grades do viveiro, por baixo em uma bandeja coletora, uso jornal que é trocado diariamente.
( Uma de minhas porquinhas, no seu recinto,usando como piso as plaquinhas de banheiro de cachorro, observe como os furinhos possuem toda a extremidade e relevo arredondado e tem uma espessura bem menor que as patinhas.)
Vantagens:
-O cercado fica sempre limpo, as fezes e urina escoam fácil. Os animais não mantém contato com a sujeira.
-O plástico grosso e rígido é fácil de lavar, basta uma vez por mês
-Também tem durabilidade quase eterna, os meus já uso há 5 anos e estão ótimos.
-Os porquinhos não roem/ destrói.
-São vendidos em placas desmontáveis, você pode adquirir quantas placas necessitar e montar conforme a anatomia do seu cercado.
- Eu indico principalmente para animais de pêlos longos, caviários e para forrar cercados de grade.
Desvantagem:
- Custa caro, uma estrutura vem com 6 plaquinhas não sai por menos de R$ 50,00. Se pensar que dura uma eternidade pode valer a pena.
- Compra-se em Pet Shop , mas não é tão fácil achar uma marca com relevo e furinhos redondos. Você pode procurar um fornecedor na sua região através do site da empresa:
C&A4Patas.
-É necessário uma segunda forragem que ficará por baixo das plaquinhas, essa forragem deve ser trocadas conforme a necessidade ( nº de animais, tipo de forragem usada).
O que você não deve usar de jeito nenhum:
São desconfortáveis, podem causar fraturas além da terrível pododermatite ( lesões nas patinhas por conta de uma bactéria que causam feridas abertas e podem levar a morte.
Se você tem um piso de grade, por cima, forre com outro material.
Portanto, caso você tenha uma gaiola com grades, ou retire as grades ou utilize algum tipo de forração por cima delas.
Areia Sanitária para Gatos
O grande perigo de se usar areia sanitária para gatos é que essa areia ao entrar em contato com a umidade forma uma bola, um tipo de pedra para melhor remoção da sujeira, se o Porquinho da Índia vier a ingerir tal areia ( acredite ele o fará um dia seja porque é curioso , seja porque caiu algum alimento ) o mesmo processo acontecerá em seu estômago e lhe causará uma séria obstrução intestinal, muito sofrimento e dor podendo levar ao óbito em poucos dias.
Portanto, só use areia sanitária para gatos se o porquinho não tiver contato direto com a mesma, como em uma bandeja coletora por exemplo.