Pesquisar no Blog

domingo, 6 de janeiro de 2013

Como alimentar um Porquinho da Índia Órfão ou Rejeitado pela mãe.



Essa  é a parte mais trabalhosa dos cuidados com o Porquinho da Índia recém nascido, todavia primordial para garantir sua saúde e desenvolvimento.
Você vai precisar alimentá-lo de 3 em 3 horas inclusive durante a madrugada, fornecer um probiótico e ajudá-lo a eliminar suas necessidades fisiológicas.

Antes de iniciar a alimentação manual pese seu porquinho, nos dois primeiros dias de nascido ele perderá peso e começará a ganhar no terceiro, anote o peso diariamente e acompanhe seu desenvolvimento para redimensionar as dosagens.

Alimentação com leite.

Leite Integral:
A literatura cita uma mistura de 80% de leite integral + 20% de água.


Material:
- 1 seringa de 10 ml.
- 1 seringa de insulina de 1 ml sem agulha.
- 1 caixa de leite integral de qualquer marca.
- Água morna.
- Vasilhame para a mistura
- Vitamina C em gotas.

Como fazer:
Com a seringa de 10 ml aspire 8 ml de leite que deve estar morno, despeje no vasilhame, acresça de 2 ml  de água morna e misture, acrescente ainda 0,3 ml de vitamina C ( use a seringa de insulina para essa dosagem). Misture tudo.

Como  usar:
Deve ser preparado na hora ,teste a temperatura que deve estar levemente morna, e com a seringa de insulina forneça 1 ou dois ml por vez ( cada ml é uma seringa cheia, logo 2 ml são duas seringas !) .O leite que sobrou deve ser descartado.
Fornecer a cada 3 horas ou intercalado com alimentos sólidos.
Vantagem: É a mistura mais barata para alimentar um porquinho.
Desvantagem: Esse leite tem lactose que pode levar a diarreia em alguns animais por isso fique atento para fezes amolecidas, neste caso suspenda o leite. Por ser líquido existe o risco de ser aspirado levando a uma pneumonia por isso deve ser oferecido bem devagar, gotinha por gotinha.



Onde encontrar: O leite você encontra em qualquer supermercado ou mercearia. A vitamina C e seringas em qualquer farmácia.

Leite em Pó em Lactose para bebês humanos ou filhotes de animais:



Eu particularmente prefiro usar esses leites a usar o Integral pois além de não conter Lactose ( evita diarreia )o preparo é mais prático principalmente durante a madrugada.
Já usei tanto o Pet Milk  como o NAN SOY 1 e o efeito é o mesmo, eles já possuem vitamina C na fórmula o que dispensa o uso do complemento. O Pet Milk tem ainda a vantagem de já possuir um probiótico específico na composição.

Material:
-1 Seringa de 5ml
- 1 seringa de insulina de 1 ml sem agulha.
- 1 lata de leite  NAN SOY 1 ou Pet Milk .
- Água morna.
- Vasilhame para a mistura.

Como fazer:
Para o NAN, dissolva em  5 ml de água morna a medida da ponta do cabo de uma colher. Não há necessidade de acrescer vitamina C.
Para o Pet Milk, siga a medida do rótulo.

Como usar:
Fornecer  1 a 2 ml ou conforme necessidade. O leite deve ser preparado sempre na hora e oferecido morninho . Jogue fora o leite excedente.

Onde encontrar:
-NAN SOY 1 em farmácias e supermercados.
-Pet Milk  em Pet Shop, mais atenção existem várias marcas de leite para filhotes órfãos,  a marca citada foi a que eu usei, você pode experimentar outras,  por isso, pergunte por “ leite para filhotes órfãos” , NÃO é “leite para desmame!”, NÃO compre a mamadeira para filhotes ( caso queirão te empurrar), o bico é muito grande para os porquinhos, já testei!.

ATENÇÃO !
Tente dar o leite bem devagar para não correr o risco de ser aspirado  e acabar desenvolvendo uma pneumonia . Se o porquinho começar a tossir e espirrar frequentemente suspenda.
Suspenda também caso as fezes fiquem amolecidas e frequentes.

Alimentos Sólidos



O melhor alimento sólido para um Porquinho da Índia é ração , alguns criadores inclusive preferem fornecer somente ração ao invés de leite pois  evitaria tanto a diarreia como diminuiria o risco de aspirar líquido.
EU prefiro mesclar os dois, fornecendo ração 3x ao dia ou de forma alternada
.
Você pode dar a ração de sua preferência , mas EU, tenho predileção pela Funny Bunny  nesses momentos por ser mais fácil de amassar ( não entope a seringa) . Claro que você deve saber que existem rações mais balanceadas para o porquinho da índia, a escolha da ração é sua, mas o processo alimentar é basicamente o mesmo.

Material:
- 1 seringa de insulina de 1 ml sem agulha.
- Ração de sua preferência.
- Água morna.
- Vasilhame para a mistura.
- Vitamina C caso a ração já não contenha.

Como fazer:
 Use uma colher se sopa de ração e despeje  água suficiente para molhar sem ficar encharcado. Espere um pouco  ( 2 a 5 minutos) ,a ração vai absorver  água e inchar , você machuca até formar uma pasta .
Forneça 1 a 2 ml dessa pasta ( usar a seringa de insulina).  Você pode acrescentar cenoura cozida ou abóbora na ração, veja o vídeo:



Prepare sempre na hora de servir e descartar o que sobrar. Se o porquinho estiver se alimentando somente de ração  que não contenha vitamina C,  você deve suplementá-lo.

Dica: Deixe uma garrafa térmica com água quente à disposição, assim você pode preparar a mistura  seja leite ( para o caso de leite em pó) ou ração com mais praticidade na hora do uso.

Frequência e Quantidade da alimentação

Indico o seguinte :

Quantidade
Frequência

Somente Leite ou Ração.
 1 a 2 ml.
1º semana: a cada 3 horas, mesmo comendo sozinho.
2 a 3 ml.
2º semana: a cada 3 ou 4 horas. Se comendo sozinho.

   ------------
3ª semana: Não precisa se comendo sozinho e com bom desenvolvimento.

Leite + Ração
( uso este)
1 a 2 ml de leite ou ração.
1º semana: ração 3x ao dia ou intercalado com o leite mesmo se comendo sozinho.
2 a 3ml
2º semana: ração 4x ao dia ou intercalado se comendo sozinho.

          -------------
3º semana: Não precisa desde que esteja comendo sozinho e com bom desenvolvimento.
Nota:  A frequência e medidas designadas aqui são meramente sugestivas, você deve usar o bom senso na hora de alimentar o seu Porquinho para saber se é insuficiente ou demasiado.

 Animais que se alimentam parcialmente sozinhos tendem a querer comer menos na seringa, isso é ótimo! vá reduzindo a quantidade até que ele se alimente completamente só.


A prescrição veterinária diferenciada substitui completamente essa tabela.


Comida e água sempre a disposição


Desde o primeiro dia de vida o Porquinho da Índia já está apto a ingerir alimentos sólidos e você deve incentivá-lo deixando o alimento ( ração, água, verduras e feno) ao seu alcance, pode ter certeza que assim que se sentir pronto ele começará a comer sozinho. É sinal de que ele está progredindo e logo será independente.
Uma dica é deixar um filhote já desmamado com os bebês, ou até um porquinho adulto dócil , ao ver um animal comendo algo ele tenderá a querer experimentar.

Ajudando a eliminar os dejetos.


Na natureza, após as refeições a mãe do porquinho lambe sua barriguinha e genitais para que o filhotinho urine e defeque. No caso de um bebê órfão ou rejeitado você terá que fazer isso para ele.

Proceda da seguinte forma:
- Com uma gaze ou paninho umedecido em água morna  faça pequenos movimentos  repetitivos na barriguinha e genitais ( no sentido da cabeça para o bumbum) tentando imitar as lambidas da mãe.
- Permaneça assim por uns 3 a 5 minutos , antes de defecar ou urinar ele empina o bumbum e dá uma tremidinha, se fizer isso antes ótimo!. Esse procedimento deve ser feito após todas as refeições, tanto de leite como de ração.

Na terceira semana já não será necessário caso ele já esteja defecando bem, se você tiver sorte talvez até na segunda semana.

 Equilíbrio da flora Intestinal.

Além da correta alimentação, e massagem na barriguinha para estimular a defecar e urinar , precisamos garantir que o intestino de seu porquinho funcione corretamente. Para isso vamos lhe dar um Probiótico.

Eu gosto muito do seguinte probiótico:
( Probiótico da Vetnil)

Você compra em  Pet Shop, é uma pasta e para usar é só espremer um pouquinho em uma seringa de 1 ml , na dosagem de 0,1 ml e dar ao seu porquinho a cada 8 horas, logo após alguma refeição. Se não encontrar o mesmo pode dar outro.


Espero ter ajudado!!

Ps: Amigos para quem não sabe eu tive bebê a pouco tempo ( 2 meses) e ainda ando muito cansada com a arte de ser mãe e os horários loucos do meu filho.Fiz esse post as pressas, entre uma mamada e uma soneca para ajudar um rapaz que me ligou aflito ( eu já tinha fotos e vídeo prontos). Estou concluindo durante a madrugada e como estou morrendo de sono ficará sem revisão e edição por um tempo, por isso, me perdoem qualquer erro, fico devendo o vídeo tutorial que já está aqui porém sem edição.



28 comentários:

  1. Super Obrigada
    Acabei de chegar de um pet onde um filhotinho estava isolado na gaiola, a mae morreu e a outra femea nao aceitou.
    Nao quis nem vender "pq vai morrer mesmo"....
    Mas eu trouxe para casa, entrei no Google e achei vc!!!
    Ele já tomou 2ml de leite, fez cocô sozinho, durinho e estou com muita esperança que ele se desenvolva bem.
    OBRIGADA MESMO!!
    RENATA

    ResponderExcluir
  2. meu filhote fica espirando as as vzer quando toma leite tenho que suspender pra sempre o leite ele tem 2 semanas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente vc está dando mais do q ele consegue engulir. Suspenda o leite e dê só a ração amassada.

      Excluir
  3. Meu filhotinho nasceu hoje, nasceu cego dos dois olhos. Agora tenho que alimentá-lo, pois a mãe dele não se acalma pra ele mamar :(.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esfregue o porquinho na barriga da mãe e deixe-os a sós em um cercadinho pequeno para que obrigatoriamente fiquem perto. As mamães as vezes ficam inquietas após o partomas depois se acalmam. Se ela n amamentar em 24h vc pode ajudar mas procure deixar a mãe sempre com ele. O fato de ter nascido cego n é motivo para rejeição e ainda assim ele conseguirá se virar bem por causa do faro.

      Excluir
  4. Mi ajudem eu fui dar leite e caio um porco no nariz dele
    mais ja saio quase tudo
    como faço pra tirar o resto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc pode sugar o narizinho dele levemente. Mas creio q n há com oq se preocupar.

      Excluir
  5. Posso dar leite de soja ao porquinho ?

    ResponderExcluir
  6. Comprei uma porquinha com dois meses, a senhora que faz criação disse que só tinha que ter o cuidado de lhe dar leite de 3 em 3 horas durante o dia que ela de resto fazia tudo sozinh. A senhora explicou me como tinha que fazer e disse que era bom ela deitar leite por o nariz que era sinal que não ia para os pulmões, porque uma porquinha dela já tinha morrido assim. Eu até comprei um biberão igual ao dela, mas já 4 vezes que lhe dou leite e ela não deita nada pelo nariz. O que posso estar fazendo de errado?

    ResponderExcluir
  7. Socorro estou com uma porquinha da índia ela só tem 1 dia de nascida a mãe morreu no parto junto com os outros 2 filhotes, eu estou perdida to misturando um pouco de leite em pó com água morninha e uma gotinha de vitamina C mas ta muito difícil ela tomar preciso de ajuda .

    ResponderExcluir
  8. Eu peguei um porquinho ele e macho e seu nome e samuca o homem não sabe quantos meses ele te

    ResponderExcluir
  9. Meu porquinho da india nasceu fraco e nao conseguia mamar, agora parece que ele esta conseguindo, eu continuo dando leite ou deixo ele tentar mamar na mae?

    ResponderExcluir
  10. Eu peguei um porquinho que não possui os dois olhos e não se movimenta direito. Coloco ele próximo da comida, mas ele não come. Ele já deve ter uns 4 meses. Está muito magro... Eu tenho medo dele não resistir. Quando ele escuta minha porquinho comendo ele fica embaixo da cabeça dela.... não sei o que fazer. Será que posso fazer o mesmo que vc sugeriu dos filhotes??

    ResponderExcluir
  11. Tenho porquinho da india de estimaçao já a 8 anos, estou no terceiro, e todos os que tive sao APAIXONADOS com LEITE DE SOJA, nao podem sentir o cheiro nem ouvir eu agitando a embalagem que começam a gritar pedindo um pouco.
    Creio que seja bastante nutritivo par eles.

    ResponderExcluir
  12. Porquinhos com 14 dias tbm tem que ter essa alimentação?

    ResponderExcluir
  13. Meus filhotes fêmea a mae dela não ta dando leite ai encontrei vocês e tou seguindo cada conselho de vocês mas o porem que na minha cidade não tou achando a vitamina c e muito mesmos tou achando o leite em pó, e a mais novinha não tem forca pra andar, a mae deles tinha ganhado 3 morreu um que só ficou com migo dois dia, e só ficou 2 um ta saudável e a outra ta fraca mas noesmo tempo ta engordando com o leite intregal, mas sem a vitamina c,o que ei faço continuo ou tenho que achar a vitamina c, igual ela consegui comer só um pouco de racao e cenoura mas ela ainda nao tem forcas pra andar o que eu faço?

    ResponderExcluir
  14. Minha porquinha índia criou tá regeitando um filhote , que eu faço

    ResponderExcluir
  15. Tenho dois filhotes de porquinha da índia eles tá com2 dias a mãe deles morreu após o parto não tô conseguindo fazer a massagem para eles defecarem me ajude não sei o q fazer.

    ResponderExcluir
  16. A mamãe do meu porquinho, morreu junto com o outro filhote.Tô cuidando desse q sobreviveu, mas, ele n consegue ficar apoiado sobre as patas, ele tomba e n consegue levantar

    ResponderExcluir
  17. se o filhote fica sem mamar dois dias o leite da fêmea seca ? porque ganhei dois filhotes órfão minha fêmea aceito mas ela não dava de mamar a dois dias pois o filhote dela morreu será que ela ainda tem leite ?

    ResponderExcluir
  18. Hoje nasceram 4 porquinhos, etsou preocuoada se as duas mamas da mãe vai dar conta, posso ajudar na alimentação com papinha??

    ResponderExcluir
  19. Boa noite,meu porquinho tem 2anos do nada ele parou de comer,entrei com antibiótico e papinha só tenho medo de não ter feito correto.

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde. Minha porquinha teve dois filhotes sendo que um nasceu muito fraco e não consegue andar com as patas traseiras, parecem está paralizadas. Tem algum remédio ou suplemento que passa ajudá-lo?

    ResponderExcluir
  21. Bom tenho uma criação de porquinhos e tem um que nasceu bem fraquinho não anda só fica deitado tô tentando cuidar dele damdo ração molhado com leite

    ResponderExcluir
  22. Eu perdi minha porquinha ontem, ela deixou de lembrança três filhotes de duas semanas, obrigada. Agora posso cuidar deles da forma certa

    ResponderExcluir
  23. Obrigada. Comprei um porquinho da india e ele estava magra e bem desnutrida mas agora está melhor

    ResponderExcluir
  24. Oque fazer quando a mãe fica rejeitando suas ninhadas?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...