Pesquisar no Blog

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

História do Caviário Cidade dos Porquinhos.

Olá, meu nome é Izanice, sou advogada e apaixonada por animais. Crio porquinhos da índia com amor  e responsabilidade desde 2002.

                  ( Eu e as várias tentativas de bater uma foto com parte dos meus animais)

    A criação da Cidade dos Porquinhos é doméstica e feita em pequena escala simplesmente por amor, pois nossa atividade profissional é outra. Por não viver de porquinhos, não sobrecarrego as fêmeas com ninhadas e não trato meus animais como mera mercadoria, são todos meus filhos e netos. São vendidos somente os animais excedentes porque infelizmente não posso ficar com todos.


Temos por objetivo obter as melhores pelagens nas mais diversas colorações.Tendo como ênfase os animais de pêlos longo.

Sou especializada nas seguintes raças:

Pêlos Longos:
-Peruanos
-Sheltie

-Pêlos Longos e Cacheados: (NOVIDADE !!)
-Alpaca-
Texel

Pêlos Longos com Coroa( NOVIDADE !! )
-Coronet
-Merino

Pelagem curta:
-Abssínio-
-Ridgeback

Conheçam um pouco da  história do meu Caviário...

Tudo começou quando eu tinha cerca de 8 anos e vi na casa de uma amiga do interior, vários bichinhos muito gordinhos, espertos e ativos , tinham de todas as cores e tamanho , ficavam soltos em um quintal e tinham uma casinha .Me disseram que aquilo era um "preá do reino" . Como sempre fui louca por animais, logo eu quis um também. 

                   (Imagem retirada do blog http://tudo-sobre-porquinhos-da-india.blogspot.com/ )

Eu era uma criança muito persuasiva (não birrenta), e sabia convencer meus pais do que queria, os vencia pelo cansaço portanto não demorou muito fomos a uma feira comprar meu esperado "preá". Ganhei então um casal de porquinhos adultos, gordinhos e coloridos.

Eu os criava dentro de uma caixa de papelão, e os soltava pra brincar todo dia ... quando se perdiam eu já sabia onde estavam " debaixo do fogão", me identifico muito portanto com aquela poesia  de Manoel Bandeira que vos transcrevo:

Porquinho-da-Índia

Quando eu tinha seis anos 
Ganhei um porquinho-da-índia.Que dor de coração me davaPorque o bichinho só queria estar debaixo do fogão!Levava ele prá salaPra os lugares mais bonitos mais limpinhosEle não gostava:Queria era estar debaixo do fogão.Não fazia caso nenhum das minhas ternurinhas...- O meu porquinho-da-índia foi minha primeira namorada.

Continuando....

Meus porquinhos  ainda tiveram 2 crias, e morreram em pouco tempo de algo que nunca descobri.
Hoje sei que fiz praticamente tudo errado, mas foi por pura falta de conhecimento , pois meus bichinhos eram muito amados  fazia o que entendia como certo.

Com a morte deles, minha mãe não me deixou criar outros pois os meus tinham devorado o jardim dela. Fui obrigada a ficar sem os mesmos por um bom tempo.

Aos 16 anos, em uma matéria da revista Cães&Cia  que eu era assinante, descobri os porquinhos de pêlos longos e fiquei fascinada, todavia minha busca por eles foi infrutífera, ao que parecia, ainda não existiam no Brasil deixei  este assunto adormecido.

Em 2001, ví um documentário no Animal Planet onde apareciam os porquinhos de Pêlos longos, no mesmo dia minha revista ( eu ainda era assinante) chegou e coincidentemente trazia uma matéria a respeito, agora mostranto exemplares de pêlos longos no Brasil .Ainda tenho a revista: 



 Reiniciei minha busca e em 2002 encontrei um único caviário que vendia, era o "Caviário da Ilha", de propriedade de Marina Piccoli que se localiza em Porto Alegre. Entrei em contato e como era muito caro trazer somente um, acabei formando parceria com um amigo  Veterinário Dr. Francisco Júnior de Teresina-PI . 

Esperamos alguns meses, até conseguir os nossos e juntos trouxemos 13 animais, sendo que eu fiquei com 4 e ele com 9.

Estes foram meus primeiros porquinhos :
            ( Na rede Jojô, na mão Penélope, na planta Bijou e o branquinho Anubis, na foto todos filhotes)

E esses foram os primeiros bebês, fiquei com todos!!:


No início eu nunca tive intenção de montar um caviário, mas todo filhote que ia nascendo eu ficava, em pouco tempo estava cheia de animais ... e problemas!!  para minimizar a situação passei a estudar muito o assunto, pesquisar, trocar informações sobre cuidados e manejos . 

Criei o nome fantasia do caviário " Cidade dos Porquinhos"  ( ia ser Porquinhos da Cidade) , pois usar meu e-mail, orkut e telefone pessoais estava um tanto que congestionando e atrapalhando minha intimidade e profissão . A melhor coisa que fiz foi separar o caviário de minha vida, ficou tudo mais específico ,profissional e organizado.

Em 2004-2005 com a criação estabilizada, adquiri  novas linhas de sangue, dessa vez vindo do Caviário "República dos Porquinhos" no RJ, este caviário não existe mais, porém me deixou belos animais de linha que preservo até hoje.

      ( Melody, Tango e Viena , Porquinhos Peruanos vindos do Caviário República dos Porquinhos -RJ)

A busca pela pelo melhor padrão e perfeição além de evitar acasalamentos consanguíneos , me faz estar sempre em buscar de novas matrizes e reprodutores. Um grande parceiro nessa causa é meu amigo Charles do "Caviário Porquinhos House" localizado em Natal -RN, pela proximidade de nossas Região, estamos sempre a trocar porquinhos.

Atualmente meu caviário possui linhas de sangue  dos melhores caviários Nacionais e também me orgulho em dizer que possuo lindos animais oriundos da minha criação espalhados por todo o Brasil. 

O grande arremate foi dado no ano de 2010, quando introduzi no Brasil  as raças de porquinhos da Índia : Coronet , Alpaca, Texel, Merino e Peruano Show.  Todos dentro do Standard da raça, com pedigrees e vindos de um Excelente Caviário Europeu.

                      ( Maquiavel - um de nossos reprodutores Texel  com a pelagem escovada)
                                ( Maquiavel com a pelagem crespa)

Por enquanto é isso, todavia essa é uma história com constantes atualizações , quem sabe logo não tem mais novidade!!

Beijo enorme!.

Voltar ao Índice Clique Aqui


19 comentários:

  1. Muito legal seu blog! Me inspirou em criar um para postar sobre meus chinchilas, tenho 4 casais. Quero muito um porquinho mas por morar em apto tenho que planejar muito bem o espaço para eles...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcelo, obrigado pelo comentário e elogio. Acho uma ótima ideia vc criar um blog para compartilhar sua experiência com chinchilas, há muita carência de informação principalmente para donos, o que funciona, o que não funciona, idéias etc. Na teoria sabemos muito, mas nem td dá certo na prática, são essas questões que gosto de abordar no blog. De quebra ele ainda ajuda a divulgar as ninhadas.
      Acho lindo chinchilas, mas também moro em apartamento, e infelizmente não podemos ter td!! Seja bem vindo, volte a nos visitar e aceito sugestões de matérias !!.

      Excluir
  2. Eu elogio muito esse blog
    Enquanto os outros falam de Games,Futebol,etc
    Esse fala de encantadores animaizinhos chamados Porquinhos da Índia
    Fala como cuidar,como elimentar,etc
    Vou ate comprar um(depois das Ferias porque vou viajar para Gramado por 6 dias é não vou deixa-lo só)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo elogio, são esses comentários que nos estimulam!!

      Excluir
  3. Olá..bom dia!
    Izanice, precisava de uma ajuda sua...Adquiri 2 porquinhos da india, a Nina e a Dori..É a primeira vez que lido com esses animaizinhos...queria umas orientações suas quanto a tratamento, comida, moradia e muitas outras coisas. Quero que elas fique bem comigo e se sintam seguras. E sem contar que quero que elas sejam tratadas direitinho...se puder me ajudar será excelente..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nayara, tem um livro muito bom sobre porquinhos da índia feito justamente para donos e você baixa grátis. Vale a pena!!
      Procura aqui no blog que tem, é só olhar no índice.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. muito legal e tocante e emocionante.

    ResponderExcluir
  6. oibom dia me chamo mayara tenho um porquinho da india macho chamado JAYCOB mas quero arrumar um companheiro para ele e queria um caviario como faço para comprar um aqui na minha cidade não acho (tres lagoas-ms)

    ResponderExcluir
  7. olá , tenho um porquinho da india e ele está chorando pra fazer xixi , fiquei observando se saia sangue na urina , as vezes sai ai peguei ele pra ver se estava machucado e vi que parece ter uma inflamação no pipi dele o que será que pode ser, vc pode me ajudar??

    ResponderExcluir
  8. Muito legal.a sua hitoria e muito parecida com aminha.

    ResponderExcluir
  9. gostaria de comprar. um casal de cada raça.meu nome onesmo0319888.076407.


    ResponderExcluir
  10. Olá gostei muito do trablho que você desempenha com os posquinhos, e também gostaria de saber localiza-se o seu caviário, pois como você gosto muito de animais. O meu E-mail é alexemidio96@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Boa noite vocês ainda vende porquinhos da índia, mande informações para germaf3070@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Amigos leitores não estou mais criando e vendendo porquinhos da índia nem feno. Depois que tive meu filho não consegui conciliar o tempo com os cuidados que necessitam ( sempre cuidei só em tudo). Parei de reproduzi-los e mantive todos que foram ficando velhinhos com o tempo... Hj meu filho já tem 5 anos conheceu e conviveu com alguns. No futuro quem sabe volto a criar, hj pelo bem estar dos animais ( que são frágeis e exigem muito cuidado) achei melhor dar um tempo na criação.

    ResponderExcluir
  13. Boa noite Vc ainda vende porquinhos? Qual lugar do RJ Vc fica localizada?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...