Pesquisar no Blog

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Instalações do Caviário.

O caviário Cidade dos Porquinhos se localiza na cidade de Fortaleza-CE, no Bairro Dionísio Torres , área nobre e central da cidade.


A criação fica no meu apartamento, como é espaçoso tenho uma estrutura relativamente boa para mantê-los. Meu único porém é não poder aumentar em demasia o número de animais.
Esta é uma varanda de 50 m2 ,parcialmente coberta com jardim  onde fica minha criação.




Um dos viveiros onde ficam nossos porquinhos, todos separados por sexo, casais, gestantes etc. Contamos também com gaiolas de apoio caso necessite afastar algum animal  para cuidado intensivo sem risco de  contágio aos demais.
Costumo levar as gaiolas para meu quarto , assim observo melhor como anda a recuperação do paciente.




Na foto não dá para notar, mas todos os porta feno, bebedouros e pratinhos são numerados para que não haja trocas, evitando possíveis contágios.
O piso é de placas de banheiro de cachorro (Pipi Place), que tem os furinhos redondos, a sujeira passa e não machuca o pezinho. As bandejas coletoras são limpas diariamente.
Dentro do viveiro que não é pequeno, os porquinhos contam com redes para dormir e bolas de feno para brincar, também são soltos regularmente para exercitar-se.




 Essa área do Jardim é reservada para passeio, que se dá em revezamentos. As plantas estão em canteiros altos e vasos, longe do alcance dos porquinhos. Há uma mini cozinha coberta que podem se abrigar em caso de chuva.


                                        Porquinhos Passeando.


Essa mini cozinha me serve de apoio para os acessórios. Na bancada arrumo os pratinhos e vitaminas e aquele enorme balde azul é onde guardo meu Feno diário o restante dos fardos são guardados em outra despensa.


Além de porquinhos bonitos, para nós é primordial que sejam saudáveis, por isso  são vermifungados periodicamente .Cada animal recebe dieta e suplementação personalizada com suas necessidades. São frequentemente pesados e examinados e os dados anotados em uma planilha individual para acompanhar sua evolução.

O manejo segue um critério rigoroso incluindo o período de descanso das fêmeas e desmame dos filhotes, estes saem do caviário com peso adequados , vermifungados e garantia de saúde.

Possuo todo um kit de emergência veterinária no caviário e contamos com dois veterinários especializados que nos auxiliam há muitos anos.

Bom gente esse é o meu mini caviário  que mantenho no meu apartamento. Não tem uma mega estrutura mas é tudo muito limpo prático e organizado.

E é justamente por ser dentro de minha residência, que eu não recebo visitas no caviário, é uma questão de segurança, intimidade da minha família e até mesmo para proteger meus animais, que se assustam com pessoas estranhas. Para quem não sabe fêmeas estressadas até abortam. 
Espero que compreendam e que as fotos ajudem a saciar a curiosidade de como eu efetivamente crio!!.


4 comentários:

  1. Olá amigo! Me chamo Vilelme e estou iniçiando no caviarismo e tenho uma pequena criação de pigs da raça peruana.
    Por acaso o sr tem e vende pigs da raça peruana?
    Também estou a construir meu caviário e gostaria de contar com vosso precioso auxílio nesta empreitada.
    Gostaria de saber também se o sr poderia entrar em contato comigo pelo wathsapp (84) 987032723, pois gostaria muito de obter fenótipos diferentes para aumentar a variedade genética da minha criação.
    Espero pelo vosso contato

    ResponderExcluir
  2. Olá, boa noite,gostaria de saber se você tem a raça sheltle. Meu zap e 984126517.

    ResponderExcluir
  3. Olá vc tem qual raças? Meu zap 99819170

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, você tem a raça coroado?meu zap 98657127

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...