Pesquisar no Blog

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Raças de Porquinhos da Índia que criamos.

Bom,  este tópico é um breve resumo das raças que crio  com o intuito de  ajudar quem não conhece as diferenças  finalmente se decidir que porquinho deseja.

Mas atenção, este não é um guia de todas as raças existentes, é SOMENTE as que meu caviário possui.


Para conhecer meus Reprodutores e Matrizes clique aqui.

Em Dúvida de qual raça  escolher?

Veja qual raça de Porquinho da Índia combina com você Clicando Aqui.


Raças criadas pelo meu caviário:
( Veja as fotos de cada raça abaixo)
Pêlos longos e lisos:
-Peruano
-Sheltie

Pêlos longos e crespos:
-Alpaca
-Texel

Pêlos longos com coroa:
-Coronet (pêlo liso)
-Merino ( pêlo crespo)

Pelagem curta e bagunçada:
-Abissínio
-Ridgeback

PERUANO


(Nas fotos Mogli e Marrí do nosso caviário)
( Notem a franja e pêlos voltados para frente)

É um porquinho da índia de pêlos longos e lisos, possui um topete bem característico e que lhe proporciona um charme a mais. O peruano padrão deve ter somente 3 rosetas ( redemoinhos) , são estes redemoinhos que tornam a pelagem revestida para frente, bem perceptível nos filhotes.
(Filhote de Porquinho Peruano com 2 meses, observe a pelagem voltada para frente)

  Alguns Peruanos nascem com rosetas supranumerárias que não é desejado pelo padrão da raça, mas  não causa mal algum ao animal. Tais rosetas extras muitas vezes só são percebidas quando o animal é filhote pois a pelagem cresce e elas se tornam imperceptíveis, em outras vezes ela deixa o porquinho com a pelagem mais bagunçada.

(Anubis, muitas rosetas extras deixam a pelagem com aspecto bagunçado. Quando esta pelagem não cresce tanto e possui demasiadas rosetas, costuma-se dizer que são da raça Angorá.)


O que procurar em um peruano padrão: 3 rosetas ( duas nas ancas e uma na cabeça), pelagem cheia nos ombros e bochechas, orelhas caídas , focinho curto, pelagem revertida para a frente.

SHELTIE

(Habibe nosso Sheltie reprodutor)

O Sheltie é um porquinho da índia de pêlos longos mas ao contrário dos peruanos a pelagem cresce  para trás  em forma de gota, não possui  nenhum topete.
 Costumo dizer que ele tem carinha de inglês com corpo de Peruano, inclusive um filhote Sheltie é praticamente idêntico ao de um inglês por isso cuidado na hora da compra para não ser enganado.

( Observe a pelagem e cabeça idênticas, por isso conheça a procedência do criador antes de comprar. O filhote Sheltie desta foto é o Habibe quando filhote).

O Sheltie não possui nenhuma roseta, e como seu rosto  é  mais aparente um bom exemplar terá que destacar tal parte com orelhinhas caídas , bochechas peludas e focinho curto e redondo.
Eu particularmente, acho os Shelties os melhores porquinhos de pêlos longos no quesito manutenção da pelagem, esta embola bem menos e é mais fácil de escovar!!.

TEXEL

( Observem que o rostinho dele tem pêlo curto e não tem franja)

O Texel é um Sheltie de pelos cacheados,  não possui nenhuma roseta, sua pelagem quando crespa lhe deixa com aparência de carneirinho, quando escovado ganha um visual mais imponente , notamos o quanto a pelagem é longa  e pode até ser confundido com um Alpaca.
( Notem que quando escovado, a pelagem lisa aparenta uma franja assemelhando-se a uma Alpaca)

O pêlo do Texel é bem duro e áspero, parece pêlo de ovelha mesmo e os nós se formam com facilidade, para manter a pelagem deixe-a mais curta ou desfaça diariamente os nós com os dedos até ter um bom espaçamento de tempo para banha-los. Um condicionador é essencial para a manutenção da pelagem.
Um bom Texel já apresenta o peito cacheado quando filhote.

ALPACA

( Percebam a a franja da Alpaca, diferente do Texel)

Uma Alpaca é um Peruano de pêlos crespos, deve possuir as mesmas 3 rosetas ( uma na cabeça e duas nas ancas) e o pelo cacheado e áspero como o Texel, todavia, possui franja como o Peruano  uffa... misturei tudo mas em resumo deu para entender?.

CORONET


( Notem a coroa na cabeça que nada mais é que uma roseta onde os pêlos não crescem)

O coronet é um Sheltie com uma coroa na cabeça. Possui os pêlos lisos e coltados para trás como o Sheltie.


Esse meu Coronet ainda está desenvolvendo a pelagem, olhem neste exemplar como a coroa dá um um charme com a pelagem longa.



Fica lindo não?

MERINO

O Merino é uma Alpaca com uma coroa na cabeça. Tem os cabelos crespos e uma coroa. Estou sem foto boa de Merino para postar, mas logo posto um dos meus, prometo!!.

RIDIGEBACK



O Ridigeback é muito semelhante a um Abissínio (também conhecido por roseta) porém  tem a característica de não possuir nenhuma roseta , apenas uma linha revertida no meio das costas lhe dando um aspecto de Punk. Esses porquinhos são muito fáceis de criar, quase não se sujam, tem saúde mais forte e a pelagem não exige grande  manutenção.

----------------------------------------------------------------------------------


Como criadora, desejo sempre a melhoria da raça, produzindo animais saudáveis e lindos. Eu realmente me preocupo com a musculatura, dentição ,linha de sangue, número de rosetas, orelhas, focinhos, pelagens, cores ,pedigree etc.


Mas como Dona ( porque  eles também são meus filhos), e se você deseja ter apenas um bichinho para PET, nada disso importa !ele vai ser lindo, brincalhão e dará o mesmo trabalho na manutenção sem precisar ser um campeão. A sua grande preocupação deve ser em adquirir um animal saudável.
Todo bom criador produz animais para Pet e animais para Show, pois em vários casos existem diferentes padrões em uma mesma ninhada. Seja claro no que deseja, o preço deles varia conforme as características.


Agora se você nunca criou um porquinho, prefira começar com os de pelagem curta pois dão menos trabalho e resistem mais a doenças. Considere ainda a possibilidade de adoção. As vezes o mesmo criador também possui animais que deseja doar.


Mas se você quer mesmo é ter um animal para Show, pague o preço que eles valem sem discutir , obras de arte são inestimáveis e produzir animais com todo o padrão é uma verdadeira arte!.


Porquinhos disponíveis e Contato Clique Aqui.


HOME

27 comentários:

  1. Eu sou looouca por porquinhos da índia!
    Sempre quis ter um, achava a coisa mais ''gorda''! Até que um dia minha amiga ganhou uma de presente, uma pelo curto chamada Dió, daí eu tive uma aproximação e conheci algumas coisas sobre porquinhos da índia e me encantei mais ainda! Mês passado fui atrás de comprar as minhas, tinha pensado em comprar um casal, mas depois de ter pesquisado e vi que era melhor comprar porquinhas do mesmo sexo, comprei 2 pelo curto, por sorte, já eram irmãs, então não teve nenhum estranhamento! Elas eram bem pequenas, parecia MESMO com um ratinho, trouxe elas aqui pra casa, muito assustadas, mais agora, elas já cresceram tanto e são tão espertas! Vivem brincando e comem sem parar! Além de serem extremamente obidientes quando eu as solto para o passeio, sempre que estão com vontade de fazer as necessidades, voltam pro cercadinho e os fazem lá! E quando está na hora de parar a brincadeira e voltar o cercadinho, elas não dão nenhum trabalho! Pelo contrário, elas vem dar cheirinhos na sua mão! Eu recomendo MUITO criar porquinhas, são extremamente dóceis e espertas, acho até mais divertido que cachorro. O único problema é que não dá pra apertar! <3

    ResponderExcluir
  2. eu tenho dois de pelo ingles outros dois do sheltie tudo femea

    ResponderExcluir
  3. eu tinha uma porquinha achei que ela se sentia so e quando fui comprar outra me venderam um macho e ai ela teve 4 filhotinhos lindos so que um fugiu e agora ela ja esta prenha denovo

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber o valor de cada raça. Obrigado

    ResponderExcluir
  5. OI GOSTEI MUITO DE TUDO QUE LI EU GANHEI HOJE UMA PORQUINHA,MEUS FILHOS ADORARAM.

    ResponderExcluir
  6. compramos um feme inglesa e parece-me que ela veio grávida, está uma euforia só, mais gostaria de saber como posso saber se está realmente grávia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc pode olhar se a barriga esta aumentando a cada semana

      Excluir
  7. oi ganhei um macho adulto tento treina lo mas ele n faz esforço o q eu posso fazer

    ResponderExcluir
  8. Oi, eu gostaria de saber, como nós podemos saber quando a fêmea esta em cio. Atenciosamente muito obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Comprei uma porquinha da india a dois dias, ela tem 3 meses e já mostrou muita confiança em mim. No início estava muito assustada, mas agora ela já vem buscar comida na minha mão. Estou completamente apaixonada pela Arabella!!

    ResponderExcluir
  10. Muito boa tarde amigo,

    Estou começando agora a criar porquinho da índia, comprei um casal de filhotes raça Abissínio, mais o macho só tem dois redemoinhos no corpo, e o focinho é bem semelhante ao da raça inglês, ele é raça pura ou pode ser mestiço?

    ResponderExcluir
  11. oi, eu tenho 12 anos já que vi muitas coisas sobre os porquinhos na internet queria saber se posso comprar um porquinho da raça peruano mais disseram que só pode na faixa de 14 anos pra cima

    ResponderExcluir
  12. oi eu tenho 29 anos e esou entersa a adotar uma femea

    ResponderExcluir
  13. SEMPRE QUIS TER DUAS PORQUINHAS COM PELO REPIQDINHO

    ResponderExcluir
  14. Gostaria muito que entrassem em contato, pois gostaria muito de adotar um porquinho da raça ridgeback. Se vcs tiverem algum disponível me avisem!Por favor, agradecida

    ResponderExcluir
  15. Ah! Já estava esquecendo meu email kcau.amaivos@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. Gostaria muito que entrassem em contato, pois gostaria muito de adotar um porquinho da raça ridgeback. Se vcs tiverem algum disponível me avisem!Por favor, agradecida

    ResponderExcluir
  17. Crianças tem condições de brincar com porquinho peruano ?

    ResponderExcluir
  18. Crianças tem condições de brincar com porquinho peruano ?

    ResponderExcluir
  19. oiiii eu queria muito um filhote ingles faz dois anos que peço pros meus pais e eles nunca acharam um na adoção por isso nunca me deram.... mas dessa vez tenho certeza que neste site consiguirei um sou fanatiCA POR ESSES ANIMAISINHOS JÁ COMPREI COMIDA RAÇÃO LEGUMES VERDURAS SAHMPOO PROPRIO BEBEDOURO CAMA ROLOS PRA ELES ENTREREM 5 BRINQUEDOS POTES PRA RaÇÃO ROEDOR DE MADEIRA PARA DESGASTAR OS DENTES ALOJAMENTO E MAIS UMAS COISAS COMPREI ATÉ LACINHOS E OUTRAS COISAS A AMIGA DA

    ResponderExcluir
  20. eu de novo MINHA MÃE DEU EU QUERO GANHAR EM JUNHO PERTO DO MEU ANIVERSARIO POR FAVOR ME DA SITE <3 TENHO 13 ANOS EU SOU RESPONSAVEL O SUFICIENTE E JÁ FIZ UMA LISTA DE COMO CUIDAR
    POR FAVOR ME DA QUERO MUITO aaaaaaaaaaaa já dei nome:preola quero uma femea e filhote meu nome é fabia ele vai ser meu companheiro é meu sonho realiza pra min por favor eu até decorei que Porquinhos-da-índia são pequenos animais, mas requerem muito espaço, interação com humanos, e tempo e esforço de seus donos. Basta propiciar o abrigo, o espaço, a alimentação, a atenção, os cuidados e o tratamento adequados a ele para ser recompensado com um porquinho-da-índia feliz, saudável e divertido! e que O fundo da gaiola deve ser sólido (não de arame, que pode ferir as patinhas frágeis do roedor)Por serem muito sensíveis à temperatura, veterinários recomendam que porquinhos-da-índia sejam criados dentro de casa (o que também tem a vantagem de permitir que eles tenham mais contato com os donos). No entanto, alguns especialistas ressaltam a importância de se expor os bichinhos à luz solar regularmente. A proporção entre o tempo que o porquinho passa dentro e fora de casa depende de uma série de fatores, incluindo o clima. Converse com seu veterinário para chegar a uma solução que atenda às necessidades específicas do seu animal de estimação. Todo animal de estimação precisa ter constante acesso a água fresca e limpa. vou dar feno de alfafa e vegetais frescos ração agua abacaxi e outros....tudo rico em vitamina C espinafre em pequenas porções, milho, couve e ervilha.Alguns vegetais a se evitar são a alface americana, rúcula, qualquer hortaliça de folhas vermelhas, couve-flor, folhas de beterraba, batatas e rabanete. vou permitir que o porquinho-da-índia passe um tempo fora da gaiola todos os dias. Deixa solto num espaço cercado e onde outras pessoas não pisem para evitar acidentes. Para criar tal espaço, basta colocar o cercadinho numa área coberta e com piso duro (e que possa ser limpo facilmente) ou numa área externa (apenas em dias não muito frios e nem muito quentes). sou extremamente cautelosa responsavel carinhosa tenho cuidado e sigo as regras com o animal e vou levar sempre no veterinario a perola(minha porquinha da india) para que ela tenha sempre a maior saude possivel e para me sertificar que estou tratan do ela bem e vou treinar ela com paciencia e interajir sempre vou limpar a gaiola(alojamento) (cercadinho) sempre uma vez por semana ou até 2 vezes gente ai dos comentarios que vieram para adotar um porquinho tambem assim como eu aqui esta as dicas que eu preparei: Porquinhos-da-índia precisam dormir num lugar fofo e em que se sintam seguros.
    Porquinhos-da-índia mastigam qualquer coisa. Quando for soltá-los, tire das vistas deles papéis importantes, livros etc.
    Porquinhos-da-índia criados fora de gaiolas ficam mais confortáveis quando a tigela de comida e o dispensador de água são instalados sob uma cobertura baixa (uma mesa de centro, por exemplo). Eles têm medo de ficar em espaços muito abertos. Sob essa cobertura, coloque também um pouco de forro para que eles tenham onde se aninhar. Embora eles não se interessem tanto por fios elétricos quanto os coelhos, convém impedir que seu animalzinho tenha acesso a eles. Observação: porquinhos-da-índia gostam de fios delgados, como os de carregadores de celular.
    Porquinhos-da-índia comem as próprias fezes. Esse comportamento é conhecido como coprofagia e é normal. De vez em quando, você vai notá-los se contorcendo para lamber o próprio ânus, mas não se alarme: eles fazem isso para absorver nutrientes importantes liberados pelas bactérias da flora intestinal.

    ResponderExcluir
  21. continuação : Quando um porquinho-da-índia começa a saltar ou a se agitar, ele não está tendo uma convulsão. A agitação pode ser um sinal de felicidade ou de que ele precisa liberar energia, como fazem os gatos quando correm pela casa sem razão nenhuma.
    Não mantenha dois porquinhos de sexos diferentes juntos, a não ser que tenham sido castrados ou esterilizados.
    Providencie uma tigela pesada e de material resistente para servir comida ao porquinho-da-índia, uma vez que ele pode mastigar tigelas frágeis e tombar tigelas leves.
    Não deixe que um porquinho-da-índia suba numa roda de exercícios — é possível que ele tropece e quebre a coluna.
    Alguns porquinhos-da-índia dão pequenas mordidinhas em humanos. Se isso acontecer com você, não se preocupe — eles param ao constatar que humanos não são feitos de comida.
    Porquinhos-da-índia amam brinquedos — que, dependendo do seu orçamento, podem ser feitos à mão ou comprados prontos. Quanto mais simples, melhor. Miolos de papel toalha e sacos de papel são excelentes brinquedos.
    Não os coloque em lugares altos, como a sua cama, de onde eles podem cair e se machucar. Jamais os derrube.
    Para a segurança do seu bichinho, mantenha-o longe de animais maiores. já sei absurdamente tudo me da por favor imploro

    ResponderExcluir
  22. ola posso ter dois machos so q de raças diferentes?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...