Pesquisar no Blog

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Qual sexo escolher? Quantos devo ter?



Sexo X Quantidade.

Sabendo que você tem os .Requisitos para ser dono de um Porquinho da Índia e já sabe que Que raça é melhor para seu estilo de vida, vamos escolher o sexo e a quantidade .

Pode parecer estranho, mas o sexo do seu porquinho está diretamente relacionado a quantos porquinhos você deseja ter. Só com a escolha consciente tudo correrá em perfeita harmonia. 


Seja convicto em sua escolha pois caso mude de idéia futuras alterações serão extremamente complicadas.


1 Porquinho da Índia.

Se você deseja criar um único porquinho e tem certeza disso ( que não desejará no futuro ter outros), seu porquinho pode ser macho ou fêmea sem problema nenhum. TANTO FAZ O SEXO para criar um único porquinho da índia


O principal requisito para vc criar um único porquinho é a possibilidade de dar atenção extra a ele para q este não se sinta só e triste, vc terá que conversar, brincar e também providenciar coisas para ele fazer sozinho. Diariamente!!


É bom para:
-Criar um único porquinho reduz as despesas e também a sujeira.
- Por só ter você como companhia, ele se acostumará mais fácil com você.
-No caso de falta de espaço onde o criará em uma gaiola, seu porquinho poderá habita-la tranquilamente, sendo q você  pode solta-lo nas horas das brincadeiras.
-Outra grande vantagem é no caso de precisar viajar ou se ausentar, é bem mais fácil levar consigo 1 porquinho do que vários, ou na impossibilidade de levar, é também mais fácil encontrar alguém que receba a gaiola do seu porquinho (com ele dentro lógico), para tomar conta enquanto estiver fora.


A gaiola ou cercadinho deve ficar em uma parte movimentada da casa.



Não é bom para:

-Quem trabalhe ou passe o dia todo fora, não podendo brincar ou conversar com ele ao chegar e a casa não tenha outros habitantes para suprir.


Se vc deseja um dia ter filhotes do seu porquinho, você deve adquirir 1 fêmea, pois pode colocá-la para cruzar na idade certa com um porquinho amigo e ficar com uma filha dela.

3 porquinhos ou mais:

Para criar 3 porquinhos ou mais , você necessitará de muito espaço ( ver medidas ideais abaixo), mas recomendo de imediato que estes sejam sempre fêmeas.


As fêmeas são menos territorialistas então você terá sucesso 99% garantido.Vale frisar que fêmeas também tem seus desentendimentos, mas nada tão sério como no caso dos machos.



É possível criar 3 porquinhos machos, mas é importante que eles sejam criados desde filhotes ou que um seja ligeiramente mais velho que o outro. Se você juntar um novo machinho bebê a 2 adolescentes ou adultos, estes 2 se unirão para implicar como pequeno.... no futuro podem vir a se entender, mas o período de transição é bem estressante para o novato. O cercado dos machos deve ser ainda maior que a das fêmeas de mesmo número. Isso acontece porque os machos necessitam de um território maior  e gostam de demostrar ainda mais sua dominância. Uma dica para donos que desejam introduzir um novato no cercado é diminuir o cercado dias antes de o novato chegar para quando este for apresentado, ter a ilusão de que o cercado aumentou ( que é um território novo e não que tem um invasor no território antigo). Breve post sobre como apresentar um novo porquinho.



Atenção: estes conselhos se referem a animais criados no mesmo cercado. Se você os cria separados e só os junta de vem em quando, eles ( tanto machos como fêmeas) brigarão sempre que se encontrarem. No caso de machos talvez seriamente. 


2 Porquinhos.
Dois porquinhos é sempre a melhor forma de os manter feliz pois são sociáveis e gostam de companhia. Atualmente eu considero que criar 3 porquinhos é ainda melhor do que 2 , tendo em vista que se algo acontecer a 1 deles, o outro não ficará sozinho e não passará pelo estresse de apresentar um novo porquinho. Mas voltemos a falar de 2....


-Criar dois porquinhos é ideal principalmente se você passa o dia todo fora e pode dedicar pouco tempo as brincadeiras, ou que se diverte mais assistindo-os que manipulando-os.

 -O espaço para 2 porquinhos exige mais... pode ser desgastante para o animal ou até impossível a convivência em uma gaiola. Estes precisam de espaço para não brigarem, isso vale para machos e fêmeas. Se você vai criar 2 ou mais porquinhos o ideal é um cercado ou gaiola de ampla dimensão normalmente feitas por encomenda. 

-Os dois porquinhos devem ser preferencialmente do mesmo sexo ou, não serão companhia um para o outro já que permanecerão mais tempo afastados do que juntos.

- Criar 2 porquinhos favorece a atividade, ítem importante principalmente na velhice quando tendem a ficar mais paradões.



O sexo do porquinho a ser criado depende do que você dispõe em termos de espaço e quais suas intenções, veremos mais abaixo:


2 Machos:
- para criar 2 machos é necessário que se faça quando ambos são filhotes para crescerem juntos ou sendo um mais velho, adquira um filhote novinho para que cresça respeitando o outro.


É importante que estes machos nunca conheçam uma fêmea ou passarão a brigar até a morte pois se verão como rivais.



Os machos não vivem pacificamente em gaiolas devendo ser criados em espaço mais amplo, cercados, viveiros, soltos ou gaiolas gigantes ( no Brasil feitas por encomenda).



Se vc já cria 2 machos , a possibilidade de ele aceitar outro é baixa principalmente se ele já for um adulto, mas pode acontecer principalmente se o 3 for bebê.



Não tente introduzir um macho adulto com os seus, mesmo q o 3º macho adulto também nunca tenha conhecido uma fêmea pois como ele não conhece ou respeita a hierarquia do cercado, brigarão feio. ( por que será que homem é chato assim hein?)



Se vc tem um porquinho macho e planeja adquirir outro, faça isso o quanto antes, na adolescência no máximo . Embora existam porquinhos adultos que se dão bem com os recém chegados, eles ficam mais chatos com o passar dos anos.


2 Fêmeas:
Caso você deseje comprar um porquinho para experimentar e acha que no futuro pode querer mais,  deve adquirir uma fêmea. Apesar de também necessitarem de espaço, e também brigarem, assim que a hierarquia é estabelecida elas passam a se aceitar , em qualquer tempo, mesmo que já sejam adultas.


As fêmeas mesmo se aceitando, ainda implicarão as vezes uma com as outras, em alguns casos é até engraçado de ver pois é mais implicância do que violência. Elas pioram no período do cio, é como se estivessem de TPM.

Fêmeas não brigam caso uma delas ou ambas já tenha cruzado ou convivido com um macho.

Resumindo: as fêmeas se darão bem se crescerem juntas, se não crescerem juntas e caso já tenham cruzado ou venham a cruzar, o principal requisito é espaço. 


Criando um Casal

Pela complexidade do assunto, tratarei a criação de um casal em um capítulo à parte. (breve post)




Tabela Comparativa :








49 comentários:

  1. Eu tenho dois porquinhos machos que vivem se estranhando! Tive que separar los mas ainda estao quase juntos o maior esta na gaiola de baixo e o menor na gaiola de cima! Parabens pelo site!! Muito bom um site como este para nos falar de porquinhos!! (-.-) Um porquinho pra vocês!! Rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os porquinhos machos são mais territorialistas, mas podem viver juntos desde que nunca tenham proximidade com fêmeas. O ideal é um cercadinho bem grande e pratinhos, caminhas etc em dobro e locais opostos. Em gaiola n dá para criar.

      Obrigado pelos elogios, aguarde nossas próximas publicações!.

      Excluir
  2. Olá, comprei recentemente 1 casal de Porquinhos. Eu não sabia e só agora li os motivos de não criar um casal! Então fiquei suuuuuper preocupada, pois já comprei 2 para eles fazerem companhia um para o outro. Como comprei agora, infelizmente, acho que vou trocar 1 deles. Apesar de fazer isto de coração partido. Existe algum problema em criar 2 machos? MEu cercadinho é 1,20m X 1,00m. Meu macho, que se chama Black, está com 3 meses mais ou menos, eu vou pegar um filhotinho macho.

    ResponderExcluir
  3. Ah, detalhe: O Black já conheceu uma fêmea, a Shy, mas não tiveram filhotinhos...será que terá problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha se o Black só viu ou conviveu por pouco tempo com a fêmea mas não cruzou, e você pegar um filhote, pode dar certo sim!!

      Vai existir uma implicância no início e logo que entrar na adolescência mas as briguinhas serão só por dominância e território.

      Eu acho que o seu cercado está bom, mas isso quem decide são os seus porquinhos depois, por enquanto pode ficar com ele sim.

      Caso decida ficar com o casal, pode castrar o macho.

      Excluir
  4. Oi... to prestes a adotar 2 machos (Pai aprox. 1 ano e o filhote entre 3 e 4 meses) so q ambos conviveram com duas femeas e ja cruzaram... mesmo depois de separa-los das femeas existe problema em cria-los juntos? meu cercado mede 120x80...

    ResponderExcluir
  5. Oi! Gostaria de saber, se eu comprar um porquinho macho e minha amiga um porquinho femea, e eles podendo se ver quase todo dia ( pois moramos no mesmo condominio porém estudamos em períodos diferentes), haverá algum problema? Por exemplo um dos dois se sentirem sozinho se Ficarem uns 3 ou 4 dias sem se ver?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, se você não quiser que sua amiga tenha vários filhotes dentro de casa, não deixe os dois porquinhos juntos, pois macho com fêmea vão com certeza cruzar na mesma hora. É arriscado.

      Excluir
  6. Quando a femea entra no cio?

    ResponderExcluir
  7. Tenho uma porquinha de aproximadamente uns 5 meses por ai grande e gorda srsrrsrsrs
    bom eu comprei outra porquinha filhote de aproximadamente uns 45 dias por ai...
    coloquei as duas juntas faz 1 dia e a maior fica pisando na menor fica por cima empurrando a menor não chega a morder pelo que eu vejo mais fica empurrando ela e quando a menor vai comer no potinho a maior empurra ela pra grade e começa a comer sozinha eu só vi ela dividindo uma cenoura com a menor...
    e a menor não faz nada fica bem quietinha parece um bichinho de pelúcia saudhasudhaus
    é normal isso?
    elas estão em uma gaiola de 30 cm preciso aumentar o espaço pras 2 se darem bem preciso colocar 2 casinhas uma pra cada no caso?
    ou elas vão se acostumar uma com a outra com o tempo... grato des de já

    ResponderExcluir
  8. Com licença, você pode me recomendar alguém aqui em Fortaleza que faça essas gaiolas grandes para porquinhos por encomenda?

    ResponderExcluir
  9. Minha avó morreu, e eu herdei 3 porquinhos, sendo 2 machos e 1 fêmea... Tô pesquisando tudo o que eu posso... Eu gostaria de achar uma casinha adequada pra eles mas ainda não encontrei

    ResponderExcluir
  10. Se colocar um casal de raças diferente tem algum problema

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. colocar um casal é um problema pois eles irao procriar e vc tera que separar os dois provavelmente o macho n ira comer e tera problemas no dente

      Excluir
  11. Tenho um casal e eles só vivem juntos, e não achem que é para namorar, eles se fazem companhia onde ele vai ela vai atrás e ele cuida dela. Quando ela chegou, ele foi mostrando todos os lugares que ele gostava no jardim para ela.

    ResponderExcluir
  12. Comprei um porquinho da india e nao sei a idade como descobri??obrigada aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  13. eu vou adotar um porquinho da india eu acordo 8:00 saio de casa as 12:40 e so chego as 6:20 ele vai se sentir mt solitario ??

    ResponderExcluir
  14. disponho de um cercadinho de 70cmx60cm e passo das 7:00 as 17:30 fora de casa, devo comprar apenas uma fêmea ou 2?

    ResponderExcluir
  15. boa noite sou de salvador onde posso castrar meu porquinho macho??

    ResponderExcluir
  16. Boa noite gente
    Estou super na duvida. Bem vou esplicar do começo. Seguinte tenho uma porquinha da índia a mais ou menos um ano. Ela já é adulta tem aproximadamente 3 anos de idade. Ate então tudo bem. A um mês e 2 dias ganhei outra. Elas se deram super bem. Hoje cheguei do trabalho agora a pouco levei um susto tinha um bebê lá dentro. Minha duvida é a seguinte como faço p saber se são todas fêmeas de fato ?! Minha intenção não é a reprodução

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tinha somente um filhote ?
      Provavelmente o que chegou era um macho.

      Excluir
  17. Boa noite gente
    Estou super na duvida. Bem vou esplicar do começo. Seguinte tenho uma porquinha da índia a mais ou menos um ano. Ela já é adulta tem aproximadamente 3 anos de idade. Ate então tudo bem. A um mês e 2 dias ganhei outra. Elas se deram super bem. Hoje cheguei do trabalho agora a pouco levei um susto tinha um bebê lá dentro. Minha duvida é a seguinte como faço p saber se são todas fêmeas de fato ?! Minha intenção não é a reprodução

    ResponderExcluir
  18. Olá tenho um macho de 4 meses ..mais não sei se compro mais um macho ou mais uma fêmea? Por favor respondam

    ResponderExcluir
  19. Olá tenho um macho de 4 meses ..mais não sei se compro mais um macho ou mais uma fêmea? Por favor respondam

    ResponderExcluir
  20. Olá tenho um macho de 4 meses ..mais não sei se compro mais um macho ou mais uma fêmea? Por favor respondam

    ResponderExcluir
  21. Olá tenho um macho de 4 meses ..mais não sei se compro mais um macho ou mais uma fêmea? Por favor respondam

    ResponderExcluir
  22. Tenho dois porquinhos da índia um casal,eu já vi umas duas vezes ele montar nela,daí penssei ''Ela está gravida''.Então separei eles,mas agora lendo essa postangem fiquei com dó do macho quero juntar eles de novo,posso?...Digam-me o que fazer,por favor,ficarei muito grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc n tem intenção que eles procriem é só vc castrar o macho aí eles poderem viver juntos sem problemas.

      Excluir
  23. Sou iniciante nessa área, mais estou empolgado, comecei com 04 já tem 30.
    Com essas orientações me senti seguro.

    ResponderExcluir
  24. Sou iniciante nessa área, mais estou empolgado, comecei com 04 já tem 30.
    Com essas orientações me senti seguro.

    ResponderExcluir
  25. Ola você poderia me ajudar? Eu conprei um macho com 45 dias e em abril agora ele completou 1 ano. No mesmo mes uma moça me doou uma femea dizendo ter 6 meses de vida e eu coloquei os dois juntos. Eles se deram super bem e o meu machinho gostou muito da femea. Ela engravidou e ele sempre cuidou dela. Achava tao lindinho! Ela teve una gestacao super saudavel e ativa. Ate o dia que ela foi ter os bebes. Ela nao conseguiu ter os bebes. Sairam todos mortos e ela estava exausta.levei ao veterinario e ele me disse que fui enganada ela tinha 1 ano e jamais poderia ter cruzado. Ela morreu pois tinha um filhote dentro dela ainda. Meu machinho esta chateado e eu nao sei se devo dar outro companheiro(a) pra ele. Oq você me indicaria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula se eu fosse vc eu compraria outra fêmea pra ele.

      Excluir
    2. Paula se eu fosse vc eu compraria outra fêmea pra ele.

      Excluir
    3. As femeas devem cruzar a 1 vez entre 4 e 5 meses nunca após isso pois aos 7 meses se inicia a calcificação da passagem e ela morrerá no parto. Se ela ja cruzou no período certo pode continuar cruzando até os 3 anos normal.
      Sua femea morreu pq demorou p cruzar. Todavia se cruzar antes dos 4 pode abortar e abandonar a cria pq é muito jovem.

      Excluir
  26. Eu quero adotar um pouquinho mais eu tô comedo por que eu tinha um coelho e ele morreu e eu tô comedo de adotar um bichinho por causa disso o que devo fazer para isso não acontece?

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde, gostaria de saber se eu comprar um porquinho de 4 meses para minha filha será facil de domestica-lo, o rapaz disse que é arisca mas consigo com facilidade.

    ResponderExcluir
  28. Bom dia, tou com um problema tenho uma gata com um ano e meio e queria ter outro animal, acabei por me apaixonar por porquinhos da índia e preencho todos os requisitos exigidos para ter um só que tenho medo que a minha gata o magou-e ou mate mesmo na brincadeira, então queria saber se é possível ter uma gata e um porquinho da índia a viverem juntos em paz?!!

    ResponderExcluir
  29. bom dia eu tenho duas femeá minha vizinha tem um macho e deu para mim eu coloque junto tem problema eles comem e corre mais parece guê eu vi uma cruza a o tra corre para sima dele



    ResponderExcluir
  30. bom o espaço que eu achei dariauns 80cm x 70cm mais ou menos, isso é muito pequeno para se ter duas fêmeas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (a mesma pessoa)
      e dois machos? seria muito pequeno?

      Excluir
  31. Olá, amei o post, mas gostaria de saber qual a diferença entre o porquinho macho e fêmea na questão de tamanho, cheiro das necessidades fisiológicas( pois ouvi dizer que o xixi da fêmea tem um cheiro mais fraco), personalidade, se há diferença na quantidade de sujeira que fazem ( se pelo macho querer marcar território ira fazer mais xixi), se tem diferença no modo de cuidar ? Desde já agradeço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a urina do macho bem como o macho em sí tem um cheiro mais forte, mas na sujeira produzida e alimentação são iguais. A personalidade em interação com o dono depende de cada porquinho n do sexo. Machos são mais brigões com outros machos. Quanto a saúde também n tem difetença.

      Excluir
  32. Olá
    Tive três, mas moro em apartamento. Eles estavam brigando muito. Doei dois, fiquei só com 1. Será que esse que fiquei vai se adaptar a vida sozinho?

    ResponderExcluir
  33. Pergunta : Eu tenho uma femea , e gostaria de por pra cruzar , como devo fazer ? qual seria a epoca ideal ? ela ja tem 9 meses

    ResponderExcluir
  34. Eu quero compra um porquinho da índia. só que não sei se dois e melhor ou só que eu quero um mais muitas pessoas falam que tenho que pegar um casal?.Então quantos devo comprar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha eu acho que dois macho ou duas fêmea você que sabe

      Excluir
  35. Eu crio várias preá, queria saber quantas fêmeas para 1 macho? Para eu poder separar!

    ResponderExcluir
  36. Se meu macho for castrado a femea pode ser companhia para ele? Ele vai fazer 1 ano e nao se da muito bem com o porquinho da minha irma que e mais velho, meu cercado e 80x80 mais tenho a sensação que o amendoim ta muito sozinho e ja q ele nao curte outros machos queria uma femea e iria castrar ele. Pode me esclarecer?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...