Pesquisar no Blog

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Vermífugos Naturais para Porquinhos da Índia.

(foto de uma cotia)

Na natureza não há remédios, veterinários etc, por isso os animais acabam ingerindo alguns alimentos ( ou não) com o intuito de livrar-se de algum mal que estejam sentindo.

Sendo assim, Porquinhos da Índia assim como outros roedores acabam ingerindo sementes, folhas e raízes que são vermífugos naturais.

 A melhor forma de seu Porquinho não adquirir vermes é prevenindo mas você pode acrescentar alguns dos alimentos conhecidos por tal propriedade na dieta de seu porquinho. 

São eles:
-Coco (servir pedaços da casca com a polpa, eles adoram roer . Sirva com moderação pois também é laxante),
-Cenoura
-Chicória, 
-Carqueja,
-Agrião, 
-Maxixe, 
-Artemísia, 
-Hortelã.

Sementes de mamão, abóbora e maracujá podem ser postas para secar, moídas e acrescentadas na ração ou bebedouros.

-O hortelã além da folha e caule também pode ser oferecido em forma de chá (feito por decocção e servido após esfriar), é rico inclusive em vitamina C.

Todavia, seja moderado e obedeça o paladar de seu Porquinho, sirva algumas vezes para acostumar mas se ele não quer nem cheirar, fazer o que? é de sua índole serem mimados!

Pela minha experiência, esses alimentos são mais preventivos e paliativos do que de tratamento. Se seu animal já está infestado de vermes é melhor optar por um medicamento, o efeito é mais rápido e certo.

De qualquer forma, não custa variar na alimentação e experimentar, opção para filhotes e gestantes.




15 comentários:

  1. Esse Blog é completo! Parabéns!! Tenho algumas dúvidas... é possível criar porquinho já tendo gato em casa? A gaiola do porquinho deve obrigatoriamente ficar no chão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga, alguns animais podem passar doenças aos porquinhos da india, mas se o seu gato for calminho há a opção de um cercadinho aéreo (que na minha opinião é muito mais seguro). Mesmo assim fique de olhos abertos pois gatos são animais muito travessos e levados. Abraço e espero ter ajudado

      Excluir
    2. Eu acho melhor ficar no chão pois se VC colocar na superfiçe cai pos eles se mexe muito

      Excluir
  2. Qual vermifugo recomendado para eles ?

    ResponderExcluir
  3. Bom dia... a 1 ano e meio adquiri meu pqnino Zeus... ele é um tanto arredio comigo mas deve ser pq passo boa parte do dia fora e so o vejo a noite, porem com meu marido ele é so chamego... literalmente perdi meu pqno pro maridao rsrs...
    Como observo muito o comportamento dele, a quase 1 mes atras percebi que estava com diarreia apos comer almeirao que meu marido havia plantado num canteirinho do predio, tirei todo tipo de verdura e deixei somente com raçao e coloquei no lugar da agua soro caseiro... ele que estava amoadinho pelos cantos do cercado melhorou rapidamente, porem, ate hoje suas fezes nao voltaram ao normal, saem com formato cilindrico e tal porem esta pastosa, dificil de endurecer e secar... ai ele anda e esmaga as fezes e tudo vira uma bagunça e sujeira. Ahh outra coisa meu marido trocou no lugar do Feno esta dando Alfafa, sera que pode ser isso??? Poderia me indicar algo pra sanar esse problema??
    Aguardo ansiosa por sua resposta.

    ResponderExcluir
  4. Nunca dê alfafa a porquinhos-da-Índia. Ela tem cálcio demais e pode provocar problemas de articulações graves, além de pedras nos rins.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela informaçao - graças a deus ele melhorou, fui dando pqna qtd de broto de goiabeira e suas fezes voltaram ao normal...
      outra coisa ele é mto fresco para comer, nao é todo tipo de legumes ou folhagem que come, adora (cenoura, escarola, catalonia, feno, raçao), banana as x come um pouco, maça (adora mas dou raramente) e uva... um tanto qto exigente meu "pqno" rsrs... mas aparentemente é saudavel, gordinho e feliz... nao deve ter problema ele nao comer de tudo né

      Excluir
  5. Olá, bom dia. Faz uns dias que percebo que meu porquinho nao quer comer nada. Ele fica amoado no canto da gaiola, nao sai pra andar. Ha uns dois ele esta tendo diarreia e percebi algumas larvas no fundo da gaiola e quando fui limpa-lo vi que estavam saindo no anus dele tb. Será que é verme? Qual remedio deve dar a ele pois ele ta muito enjoado pra comer e nem agua quer beber.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leve ao veterinário! Caso não consiga, pingue 2 gotas de ivermectina atrás de cada orelha dele e evite dar vegetais laxantes, de tbm folha de bananeira, mas sem exagero.

      Excluir
    2. Será q é verme?Acho q não tem dúvida né..

      Excluir
  6. Bom dia, minha porquinha da Índia, está alguns dias com o cocô pastoso sai no formato mas tá mole, não sei mas o q fazer, adora chicória, escarola, pimentão de todas as cores, jilo, cheiro Verde, tomate e cenoura, o q poderá ser, me ajudem, acho q pode ser ver, pq ela era muito saudável

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola bom dia... eles sao mto sensiveis e qualquer coisa ficam doentinhos mesmo... pra endurecer as fezes do meu qdo isso acontece dou um pouquinho de farinha de milho junto da raçao, em 2 dias volta ao normal... pode ser verme e um bom vermifugo é folha de bananeira!

      Excluir
    2. Eu uso ivermectina como vermífugo para minhas porquinhas de 3 em 3 meses e quanto as fezes moles eu comecei a dar folha de bananeira e suspendi vegetais e a ração q usava e coloquei de coelho até a q elas comiam chegar. Notei que c a folha de bananeira a urina mudou de cor, é normal? Sei q c o fruto é normal mudar.

      Excluir
  7. A ivermectina são 2 gotas atrás de cada orelha de 3 em 3 meses

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...