Famintos por natureza e gorduchos de gostosura, creio que o momento mais esperado para um Porquinho da Índia é a hora em que receberá sua porção de verduras e frutas diária. Hábito este super recomendado por criadores e veterinários, as frutas e verduras são fontes diversas de nutrientes e fibras complementando a alimentação além de entreter e ajudar no desgaste dos dentes.
Por isso para que essa rotina cheia de vantagens não seja a porta de entrada para males prejudicial a saúde, aqui vão umas dicas de como manipular tais alimentos antes de servir:
1- Forneça somente alimentos frescos e em bom estado. Não dê nada que você também não comeria.
2-Sirva sempre pequenas porções, para que sejam ingeridas em pouco tempo. Alimentos não comidos devem ser retirados pois atraem moscas, formigas além de fermentarem..
3- JAMAIS sirva um alimento gelado, pois diminuem os movimentos peristálticos e prejudicam a digestão. Após retirar da geladeira espere chegar a uma temperatura ambiente.
4- Se o porquinho de um cercado não comeu determinado alimento, não o entregue a um porquinho de outro cercado. Você pode estar levando alguma doença.
5-SEMPRE desinfete e lave bem os alimentos . Vermes na grande maioria das vezes são adquiridos de frutas e verduras mal lavados, além disso existe a possível contaminação por agrotóxicos. O ideal é lavar e desinfetar assim que chegar em casa e lavar mais uma vez no momento de servir. A Revista Saúde deu algumas dicas de como lavar e desinfetar corretamente frutas e verduras. Segue abaixo as instruções que se aplicam perfeitamente ao alimentos que você servirá ao seu Porquinho da Índia.
As verduras devem ser bem-lavadas, passando-se os dedos por toda a casca para retirar terra, pedaços machucados da folha e larvas. Depois, deixe de molho em uma solução desinfetante por 30 minutos. A seguir, lave novamente em água corrente e consuma sem qualquer receio.
Para os legumes, o procedimento é o mesmo. Se for ingeri-los com a casca, é importante esfregar com uma bucha própria sobre toda a extensão, para eliminar a camada esbranquiçada de agrotóxico. Daí, é só colocar de molho em solução e consumir.
As frutas precisam ser limpas da mesma forma. “A maçã ou a pêra devem ser lavadas com uma esponja, já que é consumida com a casca. É importante esfregar para que a quantidade de agrotóxico ingerida diminua”, alerta. Para as uvas, o cuidado é maior: “é preciso lavar uma a uma, sem arrancá- las do galhinho. Alguns cachos são bem fechados e pode ter teia de aranha no meio, então, apenas água e deixar em solução não resolve”.
SOLUÇÃO DE VINAGRE
A receita diz que é preciso colocar duas colheres de sopa de vinagre para cada litro de água. Daí, é só deixar as verduras e as frutas mergulhadas neste preparado por 30 minutos. Se existirem larvas vivas, o vinagre não vai matá-las, mas faz com que se soltem das folhas. Então, é preciso passar novamente em água corrente para eliminá-las da salada.
SOLUÇÃO DE ÁGUA SANITÁRIA
Também chamada de solução clorada ou de hipoclorito de sódio, é só colocar uma colher de sopa para um litro de água e deixar os alimentos por 15 minutos para eliminar larvas e bactérias. Depois, é lavar em água corrente. Para quem ainda fica com receio do cheiro do produto de limpeza, é só colocar os vegetais em uma solução de vinagre.
SOLUÇÃO COM HIDROSTERIL
Vendido em supermercados, farmácias e até feiras livres, é um preparado com hipoclorito de sódio e permanganato de potássio estabilizados que ajuda a higienizar os alimentos, eliminando larvas e bactérias. E o recomendado é colocar duas gotas do produto em meio litro de água e deixar por 15 minutos. Em seguida, é preciso lavar os alimentos em água corrente."