Sexo X Quantidade.
Pode parecer estranho, mas o sexo do seu porquinho está diretamente relacionado a quantos porquinhos você deseja ter. Só com a escolha consciente tudo correrá em perfeita harmonia.
Seja convicto em sua escolha pois caso mude de idéia futuras alterações serão extremamente complicadas.
1 Porquinho da Índia.
Se você deseja criar um único porquinho e tem certeza disso ( que não desejará no futuro ter outros), seu porquinho pode ser macho ou fêmea sem problema nenhum. TANTO FAZ O SEXO para criar um único porquinho da índia
O principal requisito para vc criar um único porquinho é a possibilidade de dar atenção extra a ele para q este não se sinta só e triste, vc terá que conversar, brincar e também providenciar coisas para ele fazer sozinho. Diariamente!!
É bom para:
-Criar um único porquinho reduz as despesas e também a sujeira.
- Por só ter você como companhia, ele se acostumará mais fácil com você.
-No caso de falta de espaço onde o criará em uma gaiola, seu porquinho poderá habita-la tranquilamente, sendo q você pode solta-lo nas horas das brincadeiras.
-Outra grande vantagem é no caso de precisar viajar ou se ausentar, é bem mais fácil levar consigo 1 porquinho do que vários, ou na impossibilidade de levar, é também mais fácil encontrar alguém que receba a gaiola do seu porquinho (com ele dentro lógico), para tomar conta enquanto estiver fora.
A gaiola ou cercadinho deve ficar em uma parte movimentada da casa.
Não é bom para:
-Quem trabalhe ou passe o dia todo fora, não podendo brincar ou conversar com ele ao chegar e a casa não tenha outros habitantes para suprir.
Se vc deseja um dia ter filhotes do seu porquinho, você deve adquirir 1 fêmea, pois pode colocá-la para cruzar na idade certa com um porquinho amigo e ficar com uma filha dela.
3 porquinhos ou mais:
Para criar 3 porquinhos ou mais , você necessitará de muito espaço ( ver medidas ideais abaixo), mas recomendo de imediato que estes sejam sempre fêmeas.
As fêmeas são menos territorialistas então você terá sucesso 99% garantido.Vale frisar que fêmeas também tem seus desentendimentos, mas nada tão sério como no caso dos machos.
É possível criar 3 porquinhos machos, mas é importante que eles sejam criados desde filhotes ou que um seja ligeiramente mais velho que o outro. Se você juntar um novo machinho bebê a 2 adolescentes ou adultos, estes 2 se unirão para implicar como pequeno.... no futuro podem vir a se entender, mas o período de transição é bem estressante para o novato. O cercado dos machos deve ser ainda maior que a das fêmeas de mesmo número. Isso acontece porque os machos necessitam de um território maior e gostam de demostrar ainda mais sua dominância. Uma dica para donos que desejam introduzir um novato no cercado é diminuir o cercado dias antes de o novato chegar para quando este for apresentado, ter a ilusão de que o cercado aumentou ( que é um território novo e não que tem um invasor no território antigo). Breve post sobre como apresentar um novo porquinho.
Atenção: estes conselhos se referem a animais criados no mesmo cercado. Se você os cria separados e só os junta de vem em quando, eles ( tanto machos como fêmeas) brigarão sempre que se encontrarem. No caso de machos talvez seriamente.
2 Porquinhos.
Dois porquinhos é sempre a melhor forma de os manter feliz pois são sociáveis e gostam de companhia. Atualmente eu considero que criar 3 porquinhos é ainda melhor do que 2 , tendo em vista que se algo acontecer a 1 deles, o outro não ficará sozinho e não passará pelo estresse de apresentar um novo porquinho. Mas voltemos a falar de 2....
-Criar dois porquinhos é ideal principalmente se você passa o dia todo fora e pode dedicar pouco tempo as brincadeiras, ou que se diverte mais assistindo-os que manipulando-os.
-O espaço para 2 porquinhos exige mais... pode ser desgastante para o animal ou até impossível a convivência em uma gaiola. Estes precisam de espaço para não brigarem, isso vale para machos e fêmeas. Se você vai criar 2 ou mais porquinhos o ideal é um cercado ou gaiola de ampla dimensão normalmente feitas por encomenda.
-Os dois porquinhos devem ser preferencialmente do mesmo sexo ou, não serão companhia um para o outro já que permanecerão mais tempo afastados do que juntos.
- Criar 2 porquinhos favorece a atividade, ítem importante principalmente na velhice quando tendem a ficar mais paradões.
O sexo do porquinho a ser criado depende do que você dispõe em termos de espaço e quais suas intenções, veremos mais abaixo:
2 Machos:
- para criar 2 machos é necessário que se faça quando ambos são filhotes para crescerem juntos ou sendo um mais velho, adquira um filhote novinho para que cresça respeitando o outro.
É importante que estes machos nunca conheçam uma fêmea ou passarão a brigar até a morte pois se verão como rivais.
Os machos não vivem pacificamente em gaiolas devendo ser criados em espaço mais amplo, cercados, viveiros, soltos ou gaiolas gigantes ( no Brasil feitas por encomenda).
Se vc já cria 2 machos , a possibilidade de ele aceitar outro é baixa principalmente se ele já for um adulto, mas pode acontecer principalmente se o 3 for bebê.
Não tente introduzir um macho adulto com os seus, mesmo q o 3º macho adulto também nunca tenha conhecido uma fêmea pois como ele não conhece ou respeita a hierarquia do cercado, brigarão feio. ( por que será que homem é chato assim hein?)
Se vc tem um porquinho macho e planeja adquirir outro, faça isso o quanto antes, na adolescência no máximo . Embora existam porquinhos adultos que se dão bem com os recém chegados, eles ficam mais chatos com o passar dos anos.
2 Fêmeas:
Caso você deseje comprar um porquinho para experimentar e acha que no futuro pode querer mais, deve adquirir uma fêmea. Apesar de também necessitarem de espaço, e também brigarem, assim que a hierarquia é estabelecida elas passam a se aceitar , em qualquer tempo, mesmo que já sejam adultas.
As fêmeas mesmo se aceitando, ainda implicarão as vezes uma com as outras, em alguns casos é até engraçado de ver pois é mais implicância do que violência. Elas pioram no período do cio, é como se estivessem de TPM.
Fêmeas não brigam caso uma delas ou ambas já tenha cruzado ou convivido com um macho.
Resumindo: as fêmeas se darão bem se crescerem juntas, se não crescerem juntas e caso já tenham cruzado ou venham a cruzar, o principal requisito é espaço.
Criando um Casal
Pela complexidade do assunto, tratarei a criação de um casal em um capítulo à parte. (breve post)
Tabela Comparativa :